Dr. Jorge Huberman

  >  Novidades   >  Gravidez   >  Teste de gravidez caseiro: saiba como fazer!
Para ter certeza sobre o resultado positivo ou negativo, é muito importante consultar o médico. Por isso saiba mais sobre; teste de gravidez caseiro: saiba como fazer!

Teste de gravidez caseiro: saiba como fazer!

Qualquer possível sintoma de gravidez já é motivo para deixar mulheres em alerta. Ao sentir enjoos ou perceber que a menstruação atrasou, muitas já querem logo confirmar se estão grávidas ou não. Por isso vamos o abordar o tema; teste de gravidez caseiro: saiba como fazer!

Antes de ter certeza do positivo, as mulheres passam por uma verdadeira mistura de emoções e sentimentos, até o verdadeiro resultado do teste.

Para acabar com a ansiedade e descobrir se existe um embrião se formando, os testes de gravidez caseiros são boas opções.

Os de farmácia são os mais comuns e confiáveis, no entanto, os caseiros são utilizados por serem uma forma rápida, já que muitos podem ser feitos desde o primeiro momento da concepção. No caso dos de farmácia, é necessário esperar pelo dia do atraso menstrual.

Vale lembrar que esses testes não têm comprovações científicas de que funcionam de fato, sendo que a consulta médica é fundamental para dar a palavra final. Só é possível ter 100% de certeza da gravidez fazendo o exame de sangue em um laboratório. Mas tentar alguns truques em casa pode te deixar mais tranquila.

Para acabar com a curiosidade, separamos 8 testes de gravidez para você fazer sem sair de casa. O que você vai reparar é que grande parte deles faz uso da urina, isso porque é nela que se encontra o hormônio beta hCG, que é secretado pelas células da placenta.

Sendo assim, esse hormônio só é liberado pelo organismo quando existe a presença da placenta, e portanto, a formação de um embrião.

1. Teste de gravidez com fervura da urina

Faça xixi e reserve. Em seguida, ferva a urina em um recipiente de alumínio, de preferência. Se o xixi formar uma espécie de nata você provavelmente pode estar grávida, se a urina apenas borbulhar, o resultado é negativo.

Esse teste tem por base a teoria de que ferver proteínas, como acontece no caso do leite, provoca a formação de espuma. Como o hormônio beta hCG é um tipo de proteína, quando presente no corpo da mulher, a urina fervida forma a nata, mostrando o resultado positivo.

Porém, existem outras condições que também podem aumentar a presença de proteínas na urina, como a infecção urinária ou doenças renais. Nesses casos, o teste também pode ter um resultado positivo, mesmo que a mulher não esteja grávida. Por isso, a resposta final deve ser dada apenas após exames e consultas ao médico.

Os testes de gravidez da farmácia são mais confiáveis do que os testes caseiros
Os testes de gravidez da farmácia são mais confiáveis do que os testes caseiros (Foto: Freepik)

2. Testes de gravidez com cândida

Faça xixi em um recipiente limpo e adicione água sanitária (ou cloro, ou cândida). Se a reação entre os dois fizer com que o líquido mude de cor, passando para um tom marrom alaranjado, ou formar espuma, o resultado do teste deu positivo.

Isso acontece porque o cloro presente nesse elemento reage na presença do hormônio beta hCG, produzido no organismo durante a gestação.No entanto, esse teste não garante, de fato, a gravidez, por isso é importante consultar o médico.

3. Teste de gravidez com óleo de pinho

Óleo de pinho? Parece complicado mas não é! Na verdade esse teste é bem simples. Você só precisa fazer xixi em um recipiente e reservar. Misture o óleo essencial de pinho à urina e fique atenta! Se mudar de cor, significa que você pode estar esperando um bebê.

4.Teste de gravidez com sal

Faça xixi em um copo limpo e adicione três pitadas de sal. Mexa com uma colher para dissolver bem e espere 10 minutos. Se a diluição do sal formar uma espécie de nata sobre a urina, é sinal de gravidez.

5. Teste de gravidez com urina amanhecida

Colete uma quantidade de urina em um recipiente limpo, tampe-o e deixe que o xixi descanse em uma superfície plana, por 24 horas. No dia seguinte, se tiver se formado uma camada fina e esbranquiçada sobre a urina, é possível que você esteja grávida.

6. Teste de gravidez com pasta de dente

Isso mesmo que você leu, pasta de dente! É diferente mas é bem fácil de fazer. Em um copo limpo e transparente, misture sua urina com uma amostra de pasta de dente branca. Sim, precisa ser branca, se for colorida não funciona. Espere dois minutos e observe bem. Se a pasta branca ficar azulada ou começar a espumar, é sinal de que você pode estar grávida.

Mas calma, assim como os outros, esse teste não é 100% confiável.  Quanto mais alcalina for a pasta e mais ácida for a urina, maiores as chances de ocorrer uma reação e isso nada tem a ver com a gestação. Para ter certeza, consulte o médico.

7. Testes de gravidez com vinagre

Em um copo limpo misture seu xixi a duas colheres de sobremesa de vinagre branco. Se a mistura mudar de cor é possível que você esteja grávida.

Este teste foi criado a partir do conceito de pH, em que se mistura a urina da grávida, geralmente mais alcalina do que a de uma mulher não grávida, com o vinagre que é ácido. Ao reagir com a urina, ocorre uma reação que altera a cor, indicando um resultado positivo para gravidez.

8.   Testes de gravidez com agulha

Coloque uma agulha dentro de um recipiente com a sua urina durante algumas horas. Depois de um tempo, observe se existiu alguma alteração na coloração da agulha. Caso a agulha tenha mudado de cor, o teste deu positivo

Aqui funciona o conceito da oxidação dos metais. Quando um metal, como a agulha, fica em contato prolongado com outra substância, como a urina, o metal tende a enferrujar. No entanto, esse é um processo que geralmente demora vários dias, não acontecendo em poucas horas.

A partir dos primeiros sinais de gravidez já é possível realizar um teste caseiro
A partir dos primeiros sinais de gravidez já é possível realizar um teste caseiro (Foto: Freepik)

Atenção! Nenhum desses testes é 100% confiável. É imprescindível a consulta médica e a realização de exames eficazes, como o de sangue, por exemplo, antes de serem tiradas quaisquer conclusões.

De acordo com o pediatra Jorge Huberman, é importante nunca esquecer que quiser engravidar é preciso ter cuidados pré-concepcionais como tomar ácido fólico, fazer exames, evitar café e bebidas alcoólicas, verificar as vacinas, praticar exercício regularmente, deixar de fumar e comer bem.

Para marcar uma consulta com o pediatra e neonatologista Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701.