Dr. Jorge Huberman

  >  bebês   >  Soneca durante o dia: essencial para as crianças!
Ter sonecas durante o dia é fundamental para qualquer bebê

Soneca durante o dia: essencial para as crianças!

Quem não ama tirar aquela sonequinha durante o dia, não é mesmo? Estudos revelam que dormir entre 25 e 30 minutos na hora do almoço, por exemplo, melhora a concentração e até a memória. Por isso, podemos dizer soneca durante o dia: essencial para as crianças!

Você já parou para pensar que todos esses benefícios também podem se adequar à vida do seu filho? Descubra a importância da soneca para as crianças!

Soneca durante o dia?

Sim, ter uma boa noite de sono é fundamental para qualquer bebê!

É durante este momento que seu filho reúne tudo o que aprendeu ao longo do dia, além de liberar os hormônios do crescimento, que são bem importantes!

No entanto, é essencial criar uma rotina do sono para uma melhor qualidade de vida da criança.

 Mas sim, as sonecas interferem no sono noturno – podendo ajudar ou piorar a noite da criança.

Quando ajudam, são realizadas em diversos períodos do dia e liberam a pressão homeostática que fica acumulada no corpo da criança.

Ou seja, possibilitam menor irritabilidade da criança ao longo do dia, reduzindo a ansiedade e até prevenindo a obesidade infantil.

Segundo as diretrizes da American Academy of Sleep Medicine (Academia Americana de Medicina do Sono), horas de sono adequadas beneficiam a atenção, o comportamento, a aprendizagem, o controle emocional e a memória, além de qualidade de vida mental e física.

“O sono da manhã é marcado por mais sono REM. Estágio do sono onde sonhamos e está ligado a memória, desenvolvimento cognitivo e a maturação cerebral” explica o pediatra Jorge Huberman.

“O sono da tarde é mais marcado pelo sono NREM. Estágio do sono responsável pela restauração física e crescimento”, diz o neonatologista Jorge.

O pediatra Jorge Huberman ao lado do paciente Antônio: Soneca durante o dia: essencial para as crianças!
O pediatra Jorge Huberman ao lado do paciente Antônio: Soneca durante o dia: essencial para as crianças!

E quando as sonecas durante o dia não acontecem?

Quando os bebês apresentam alguma dificuldade para dormir, a família também tem sua rotina afetada, podendo causar stress, cansaço e ansiedade.

E o fato é: uma criança cansada muitas vezes não consegue dormir direito. Isso acontece porque o excesso de estímulo faz com que ela chore no lugar de dormir.

Consequentemente, a qualidade de sono vai piorar e é capaz da criança demorar mais tempo para dormir à noite.

Os pais se concentram tanto em fazer os filhos dormirem de noite, que se esquecem o quanto o resto do dia pode influenciar esse momento.

Então acredite: a soneca diurna é mais do que necessária!

Estudos já mostraram as consequências da ausência desse momento – tanto no que se refere a distúrbios de comportamento, quanto a habilidade para resolver problemas.

Um estudo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mostra que as crianças inteligentes e com melhor memória tiram soneca durante o dia.

Motivos para tirar uma soneca durante o dia

Sem as sonecas durante o dia a qualidade de sono noturno pode piorar (Foto: Freepick)

Bebê chora no colo da mãe: sem as sonecas durante o dia, a qualidade de sono noturno pode piorar (Foto: Freepick)

Exaustão. Essa palavra é muito recorrente no vocabulário de pais com crianças pequenas em casa.

Então a melhor notícia do dia para esses responsáveis é: as sonecas diurnas são uma bela oportunidade para descansar também, visto que os pequenos precisam de assistência integral durante todo o momento.

Um passo de cada vez, mastigar até a comida puder ser engolida, respirar e qualquer outro movimento que para nós, adultos, é natural, para as crianças é sempre um processo de aprendizagem – principalmente para os bebês.

E a soneca tem um papel fundamental: ela ajuda o cérebro a arquivar e aprimorar cada um desses conhecimentos.

Além disso, a ansiedade é um dos gatilhos da fome emocional – e se não dormir durante o dia aumenta a ansiedade, a propensão à obesidade infantil é praticamente uma reação ao cansaço e falta de sono.

É importante saber que a angústia gerada pela falta da soneca faz com o que o bebê queira ficar acordado mesmo com sono, então cabe aos pais proporcionarem um ambiente favorável e uma alimentação adequada.

Quantidade ideal de horas de sono com sonecas
Criança dormindo: sonecas durante o dia ajudam o cérebro a arquivar e aprimorar conhecimentos. (Foto: Freepick)
Criança dormindo: sonecas durante o dia ajudam o cérebro a arquivar e aprimorar conhecimentos. (Foto: Freepick)

De 4 a 12 meses, os bebês devem dormir de 12 a 16 horas por dia, e parte desse tempo deve ser divido entre as sonecas;

Entre 1 a 2 anos, as crianças devem dormir de 11 a 12 horas por dia e a soneca continua sendo indispensável;

Já as crianças de 3 a 5 anos, precisam dormir de 10 a 13 horas por dia, ainda incluindo sonecas – que vão diminuindo com o passar dos dias; 

Depois disso, a soneca do dia é eliminada e o sono passa a ser muito parecido com o do adulto – centrado na noite.

Nessa fase, os cochilos devem se transformar em outras maneiras de descansar, como o exercício de atividades tranquilas – procure seu pediatra para entender melhor esse novo momento.

Crie uma rotina de sono! Afinal, soneca durante o dia: essencial para as crianças!

No geral, as sonecas durante o dia acontecem em quatro momentos (uma ao acordar, outra antes do almoço, a seguinte depois do almoço e a última ao final da tarde) e vão diminuindo até que reste apenas a depois do almoço que dura em média 60 minutos – sim, o sono é um hábito aprendido!

Contudo, é preciso respeitar o relógio biológico de cada um.

Mas é possível criar alguns movimentos que ajudam a adequar o sono da criança com a rotina da família.

Dar um banho e a última refeição do dia, manter as fraldas limpas, colocar uma música tranquila ou contar uma história e diminuir as luzes do ambiente são estratégias certeiras.

E, não se esqueça!

Cada criança tem um jeito de tirar as sonecas e isso pode mudar ao longo do tempo.

Se antes o bebê tirava só dois cochilos curtos e agora dorme três ou quatro vezes por 45 minutos, não se preocupe e siga o estilo dele.

Afinal, cada pessoa é única!

E justamente por isso é importante evitar comparações – a quantidade de horas de sono varia de organismo para organismo: os bebês que dormem pouco, vão dormir pouco a vida toda – então não adianta: na dúvida, consulte seu pediatra!

 

Criança dorme junto a um urso:  Existem horários ideais para as sonecas (Foto: Freepick)
Menina dorme ao lado de urso de pelúcia; soneca durante o dia: essencial para as crianças! (Foto: Freepick)

Para marcar uma consulta com o Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701