Dr. Jorge Huberman

  >  bebês   >  Quantas fraldas o bebê usa durante o primeiro ano?
A quantidade de fraldas utilizadas pelo bebê no ano pode ser uma das dúvidas que assusta muitos pais

Quantas fraldas o bebê usa durante o primeiro ano?

Dentre as inúmeras dúvidas que cercam a cabeça dos pais, desde a descoberta da gravidez até o nascimento do filho, é a quantidade de fraldas que o bebê usará em um ano. Afinal, a fralda é mais um item que entra para a lista de compra da família.

Tenha calma! Que o seu filho vai precisar trocar de fraldas inúmeras vezes, é fato. Mas muitos pais têm optado por modelos reutilizáveis.

Elas possuem um bolso absorvente e além de conseguirem segurar as necessidades básicas do bebê, também contribuem para o meio ambiente, evitando descartes excessivos.

As fraldas de pano também são famosas quando o assunto é ecologia. As versões modernas já assumem formatos mais parecidos com o da fralda descartável e apresentam um revestimento interno que pode ser trocado. Materiais como algodão, soft e dry fit são escolhidos para oferecer conforto, maior ventilação e evitar alergias e irritações na pele do nenê.

Mas se adotar esses outros tipos de fraldas, além das descartáveis, não for a sua escolha, a quantidade de fraldas que o seu filho vai usar durante um pode te assustar.

Lembre-se que, caso tenha dúvidas sobre que tipo de fralda usar, quantas comprar, qual a melhor marca, etc, consulte um pediatra.

Escute a indicação dele e teste opções até encontrar a que mais funciona com o seu filho e supra as suas necessidades – incluindo alergias, durabilidade e até mesmo o custo-benefício.

Certamente, o pediatra vai te ajudar, indicar uma boa maneira de lidar com essa fase e acompanhar da melhor forma possível a infância do seu filho.

Quantas fraldas o bebê usa em 1 ano?

Depende! A primeira coisa que você precisa saber é que o tamanho e peso do bebê influenciam diretamente na quantidade de fraldas que ele usará no dia, na semana, no mês e no ano.

Isso ocorre porque esses fatores estão ligados também com a alimentação e, consequentemente, o sistema excretor e urinário.

Porém, para saber a quantidade ideal de fraldas para o nenê em cada fase da vida e evitar desperdícios, pode ser considerado o número aproximado, tendo como base o peso médio ao nascer. Sendo assim, os bebês costumam vir ao mundo pesando entre 2,5 e 4kg. E, portanto, chegam a consumir em média 2.500 fraldas descartáveis ao ano. Ou seja, já é bom deixar o estoque preparado!

Conforme já foi dito, cada fase é uma fase. Em alguns meses, mais fraldas serão usadas do que em outros. Para te ajudar, elaboramos uma lista com os períodos e a quantidade de fraldas que costumam ser usadas, tendo em vista o peso médio dos pequenos ao longo do tempo.

De 0 a 1 mês (recém-nascido): até os primeiros 28 dias de vida, o recém-nascido costuma usar em média 10 fraldas por dia, 70 por semana e, ao longo de todo esse período, 280 unidades.

A quantidade de fraldas que o bebê usa varia de acordo com o peso e tamanho dele
A quantidade de fraldas que o bebê usa varia de acordo com o peso e tamanho dele (Foto: Freepik)

De 2 meses a 4 meses de vida: o bebê pode usar de 7 a 10 fraldas por dia; de 50 a 70 por semana e, durante esses 3 meses, aproximadamente 800 fraldas.

De 5 meses a 7 meses de vida: o bebê tende a usar 5 a 7 fraldas por dia, de 35 a 50 por semana e, ao todo, 720 fraldas.

De 8 meses a 1 ano de vida: a criança costuma utilizar 5 fraldas por dia e 35 por semana. O uso total nesses 4 meses pode ser de até 700 fraldas.

Até quando o bebê usa fralda?

O momento do desfralde caminha junto com o alívio de parar de gastar tanto em fraldas com as dificuldades de ensinar seu filho a usar o penico.

Não existe uma hora definida para iniciar esse processo já que cada criança é diferente, seus organismos funcionam de maneiras diversas e não adianta forçar uma situação.

O desfralde é uma das fases mais importantes e marcantes da primeira infância, mas exige muita paciência e dedicação da família.

É nesse período que a criança começa a entender melhor como o corpo funciona e as suas necessidades, além de desenvolver autonomia quando a “natureza chamar”.

O que você precisa fazer é ficar de olho nos sinais do seu filho. Afinal, ele indicará quando for a hora certa. Mas como isso acontece? Bom, quando for a hora, a criança começa a te avisar que está fazendo xixi ou cocô, sente incômodo com a fralda suja e até mesmo consegue controlar suas necessidades.

Além disso, é fudantamental que seu filho já consiga se sentar e se equilibrar. A coordenação motora é o que vai permitir que ele (a) realize suas atividades no banheiro, ainda que contando com a ajuda dos pais.

Não adianta forçar! Cada criança tem a hora certa de dar adeus ás fraldas
Não adianta forçar! Cada criança tem a hora certa de dar adeus ás fraldas (Foto: Freepik)

Tendo esses domínios, ela se sentirá confortável e pronta para abandonar as fraldas de uma vez por todas.

Mas, lembre-se: não adianta apressar as coisas. Por mais que a vontade de tirar as fraldas seja grande, o que importa, de verdade, é o bem-estar do seu filho. Pressões e questionamentos só podem levar a um lugar: decepção e até mesmo medo, o que torna esse processo ainda mais lento e cansativo.

Fraldas do bebê

Vale ressaltar que os números apresentados nesse artigo foram encontrados com base na média do peso comum dos pequenos. O número é aproximado, mas já pode te ajudar a ter uma noção da quantidade de fraldas necessárias ao seu filho. De acordo com o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, é preciso atenção com as trocas de fraldas para evitar assaduras e dermatites.

O pediatra e neonatalogista, Dr.Jorge Huberman, em seu consultório, no Instituto Saúde Plena fala sobre a quantidade de fraldas que um bebê usa
O pediatra e neonatalogista, Dr.Jorge Huberman, em seu consultório, no Instituto Saúde Plena fala sobre a quantidade de fraldas que um bebê usa (Foto: Kesher Conteúdo/Divulgação)

Em caso de dúvidas, seja em relação a quantidade de fraldas usadas pelo bebê, seja pelo desfralde, ou sobre qualquer outro assunto envolvendo saúde e desenvolvimento de crianças, consulte o pediatra. Ele é o seu principal aliado e com certeza vai te ajudar a garantir o melhor para o seu nenê.

Para marcar uma consulta com o pediatra e neonatologista Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701.