Dr. Jorge Huberman

  >  bebês   >  Projeto alimentação saudável para educação infantil
Alimentação infantil: comer alimentos saudáveis é importante

Projeto alimentação saudável para educação infantil

Um projeto de alimentação saudável para educação infantil oferece vários benefícios para as crianças.

Na verdade, ele combate muitos problemas que podem aparecer caso a gente não alimente nossos filhos corretamente. São eles: obesidade, colesterol, diabetes, desnutrição, anemia, entre outros.

Fora isso, uma dieta saudável melhora o humor das crianças e dá uma injeção de ânimo nelas.  

Desfrutar de uma alimentação propícia é de vital importância para as famílias brasileiras, mas não é o que acontece atualmente. De acordo com os nutricionistas, crianças que não comem de maneira correta podem não se desenvolver de modo adequado. Fora isso, terão problemas de concentração nas atividades e ficarão cansadas ao brincarem.

Em nosso país, boa parte das pessoas não come direito e essa é uma das maiores dificuldades que o sistema de saúde encara.

Assim sendo, as crianças estão no centro das ações que combatem a alimentação feita de forma inadequada.

Pesquisas atuais exibem um dado alarmante: mais de 30% dos nossos filhos considerados acima do peso.

Estima-se que uma em cada três crianças no Brasil é obesa e as disfunções alimentares como anorexia e bulimia precoce crescem de forma assustadora, entre elas, assim como a depressão associada.  

É necessário conscientizar os alunos da importância de uma alimentação saudável. E também, claro, em suas famílias.

Outro conceito interessante seria abordar a importância das atividades físicas para crianças e adolescentes, já que estamos falando em termos jovens saudáveis no futuro.

Ter boa saúde é sinônimo de ter uma alimentação adequada

Uma coisa está ligada à outra. Ter uma boa saúde é sinônimo de ter uma alimentação adequada: regrada e nutritiva.

A meta do desenvolvimento do projeto de alimentação saudável para educação infantil é advertir sobre os perigos de uma alimentação ruim, sobre as doenças que elas podem causar.

Do mesmo modo, também incentivar o bom hábito alimentar e distinguir quais alimentos são saudáveis e a consciência de fazer as refeições de modo adequado.

Mesmo quando estamos falando de refeições, podemos incluir brincadeiras para que os pequenos participem do processo de preparação delas. Por isso, mostrar porque é importante higienizar os alimentos pode ser até uma tarefa divertida para eles.

Contudo, estando na escola, vários outros sentidos podem ser despertados nas crianças, tais como: desenvolver capacidade analítica e interpretativa nos alunos, raciocínio lógico, coordenação motora e compreensão visual, tátil e olfativa. Tudo isso pode ser criado dentro da ideia de uma oficina culinária. Tendo, claro, como meta somente o consumo de alimentos saudáveis.

Escola ensina a comer alimentos saudáveis

Mesmo a escola, numa sala de aula, também pode ensinar de uma forma lúdica e divertida, como as crianças podem ajudar (e muito) na preparação dos alimentos saudáveis. E, claro, promover o consumo deles. É simples: por meio de uma horta escolar. Imagine que bacana seria ver eles plantando, vendo o desenvolvimento, o crescimento e posteriormente, colhendo aquilo que plantaram.

Do mesmo modo, as crianças teriam consciência de sua contribuição para que isso ocorresse e mais: quais alimentos devem ser consumidos, principalmente as frutas, verduras e legumes. Conversas sobre esse assunto certamente despertarão neles, no mínimo, um pouco de curiosidade.

Sem contar que tem, ainda, a sua contribuição para a promoção de um meio-ambiente mais saudável e menos poluente.

Com certeza, nos dias de hoje, seria uma atividade no mínimo diferente para eles. Trabalhar com os alunos tudo isso, certamente vai trazer para eles todo o sentido do que é uma alimentação saudável. Principalmente tendo a consciência sobre a importância dos seus alimentos, sua cor, tamanho, e tudo o que os envolve.

Sem dúvida alguma, também é importante conscientizar os pais também, sempre lembrando a ideia de que ter alimentação saudável é o conceito de ter os alimentos consumidos com moderação e não comer demais, pelo contrário.

É essencial também sempre esclarecer que precisamos ter alguns cuidados como: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar bem as mãos antes de comermos, escovar os dentes, sempre, após se alimentar. Quem deseja ter uma boa saúde precisa cuidar também da sua higiene pessoal.