c

Dr. Jorge Huberman

  >  bebês   >  Profissão: médico pediatra
Profissão: pediatra

Profissão: médico pediatra

Profissão: médico pediatra. Ao contrário da maioria dos profissionais da medicina, a Pediatria é uma das especialidades médicas na área da saúde mais específicas que existem já que é a responsável por conduzir todo o progresso do bebê até a fase adulta.

Cuidar da criança, desde o nascimento, ou ainda no ventre da mãe, é um dos maiores e mais saudáveis desafios que um Pediatra deve ter ao realizar o seu atendimento.

O pediatra tem uma missão única entre os profissionais da medicina. Seu trabalho é focado na prevenção, na cura e no bem-estar de um grupo de pessoas muito especial e bastante frágeis. E que, muitas vezes, nem mesmo sabem verbalizar o que sentem e o que desejam.
Além disso, os pediatras precisam cuidar também dos adultos responsáveis pelas crianças pois, diversas vezes, estão aflitos por não conseguirem saber exatamente o que acontece com elas e que decisão devem tomar. Essa é uma missão que envolve muita seriedade e amor. Não é nada fácil, mas é extremamente gratificante.

Porém, já que ainda está em sua infância, o fato de uma criança ter que ir ao médico pode causar certo desconforto. Contudo, alguns pediatras, como o Dr. Jorge Huberman, investem em uma decoração lúdica no consultório, fazendo com que o ambiente fique descontraído e alegre.

É necessário que o consultório médico ofereça conforto tanto para as crianças, como também aos seus responsáveis. Para evitar que a criança fique doente, cuidando do seu-bem-estar, o pediatra é o profissional que precisa entender as suas queixas e isso é feito através de um atendimento dedicado, exclusivo e humanizado. Traz, assim, a inteira satisfação dos pacientes.

A escolha do pediatra ideal

De acordo com pesquisas recentes, a Pediatria é uma das áreas da Medicina com maior absorção pelo mercado brasileiro. Diz o estudo da Demografia Médica Brasileira que o país tem cerca de 40 mil pediatras.

O acompanhamento médico deste profissional é fundamental para que a mãe e seu filho tenham a saúde em dia durante a gestação. Por isso, é importante que a gestante mantenha o hábito de se consultar com frequência com um ginecologista e com os profissionais responsáveis por seu exame pré-natal.

Do mesmo modo, tão importante quanto esses clínicos é o Pediatra, único profissional da medicina que tem formação e especialização em saúde da criança, principalmente após realizar suas residências médicas.
É ele também que fornecerá orientações sobre como se alimentar corretamente para produzir o aleitamento materno devido. Do mesmo modo, vai te aconselhar também sobre como evitar os temidos imprevistos domésticos, atuando na prevenção de acidentes.

O ideal é também avaliar a facilidade de acesso ao consultório do médico escolhido. Ou seja, se ele atua perto da sua casa ou se você consegue chegar rápido até ele em casos emergenciais. É interessante perguntar sobre a sua disponibilidade para atendê-la em casa e também fora do horário de trabalho do seu consultório.

Pediatra tem que ter tato com as crianças

É necessário que o pediatra seja uma pessoa calma, paciente e de muito tato para lidar com crianças a adolescentes. Do mesmo modo: busque um profissional com quem você tenha sintonia. Não adianta nada se ele tiver um bom currículo, se você não se sentir à vontade com ele.

Informações sobre, por exemplo, planos de saúde atendidos por ele (ou não, no caso de consultas particulares) já devem ser respondidas logo na primeira consulta.

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que o pediatra esteja por dentro dos interesses e habilidades das diferentes faixas etárias que ele assiste. Por isso, é preciso muita sensibilidade e dedicação para realizar a comunicação adequada com o paciente.

Também é papel do pediatra responder pelo cuidado dos pacientes, não só para tratar as doenças, como também para preveni-los e orientá-los em busca de uma vida saudável, como alimentação adequada, vacinação, atividades físicas, estímulo à autoestima e enfrentamento de dificuldades de diversos tipos como as escolares, sociais e, até mesmo, sexuais.