Dr. Jorge Huberman

Como estimular as primeiras palavras do bebê

Não há nada como ouvir as primeiras palavras do bebê. É uma mistura de sentimentos repletos de muita alegria e amor. Cada um desenvolve a fala no próprio tempo, mas existem algumas práticas que os pais podem adotar para estimular esse aprendizado com o filho.

Aprender a falar é um processo que começa até antes do nascimento. Dentro do útero, o seu filho pode ouvir o lado de fora, então criar o hábito de conversar com o bebê ainda durante a gestação, já é uma forma de estimular a criança a falar, além de formar vínculos únicos em família.

Após o nascimento, seu filho experimenta a própria voz pela primeira vez com gritos e, posteriormente, balbucios de alguns sons. Geralmente, aos 9 meses, algumas sílabas começam a sair, e é por volta dos 12 meses de vida que palavras simples como “mamãe” ou “papai” surgem.

As primeiras palavras do bebê são fruto do contato com aquilo que ele costuma escutar. Por isso, um ambiente rico em linguagem é essencial para esse processo. Brincadeiras, músicas e interação com outras crianças são fundamentais para a expressão das palavras e o crescimento do vocabulário.

O pediatra e neonatologista, Jorge Huberman, dá algumas dicas de como estimular o bebê a falar: “Observe e encoraje, ouça e converse com o bebê, use frases elaboradas, narre o que vocês estão fazendo, tente entender o que ele quer dizer, brinque, leia e nomeie objetos”, considera.

O pediatra e neonatalogista, Dr.Jorge Huberman, em seu consultório, no Instituto Saúde Plena fala sobre as primeiras palavras do bebê
O pediatra e neonatalogista, Dr.Jorge Huberman, em seu consultório, no Instituto Saúde Plena fala sobre as primeiras palavras do bebê (Foto: Kesher Conteúdo/Divulgação)

Propiciar um ambiente com essas linguagens, facilita a diferenciação das palavras e sons, levando naturalmente à formação das primeiras frases. Porém, não apresse o processo, é preciso respeitar cada etapa do desenvolvimento da criança. O pediatra pode esclarecer suas principais dúvidas sobre o assunto.

Etapas do desenvolvimento da fala

Antes de analisarmos as etapas do desenvolvimento da fala, vale lembrar que não existe idade para começar a falar, cada bebê realiza esse processo no tempo próprio. Os dois primeiros anos de vida são os principais para a formação dessa habilidade.

3 meses

Nessa fase, o choro é a principal forma de comunicação do nenê, sendo que ele chora de maneiras diferentes por causas diversas. É essa a forma que a criança encontra para chamar atenção, expressar as necessidades e dizer se está com frio, fome, cansado, ou se algo o está incomodando.

Ainda que não seja uma tarefa fácil, identificar o motivo do choro do bebê é fundamental para garantir o bem-estar dele e iniciar a comunicação efetiva entre você e seu filho. À medida que o convívio com o bebê se estende fica mais fácil reconhecer e atender às necessidades dele.

Para estimulá-lo a falar, você pode interagir com seu filho través da fala e imitação de sons de alguns objetos ou o som do bebê. Ouvir música e cantar são boas práticas durante essa fase do desenvolvimento.  

Entre 4 e 6 meses: primeiras palavras do bebê

Por volta dos 4 meses de vida, o bebê começa a balbuciar. Chegando aos 6 meses, ele responde com pequenos sons como “ah”, “eh”, “oh”. Nessa fase, incentive o seu filho a emitir novos sons. Mostre novos objetos e diga o nome deles em voz alta.

Cada bebê tem o próprio tempo para aprender a falar
Cada bebê tem o próprio tempo para aprender a falar (Foto: Freepik)

Primeiras palavras do bebê entre 7 e 9 meses

Durante essa etapa, o nenê já começa a assimilar e compreender o significado de algumas palavras. Aos 9 meses ele entende o “não”, emite sons juntando várias sílabas e tenta imitar o que as outras pessoas falam.

Nesse período, você pode falar o nome das coisas quando a criança apontar ou descrever o que ele pegar. Faça brincadeiras ensinando-o a repetir as mesmas coisas que você disser. Opte por palavras fáceis como “bola”, “mamãe” e “papai”, mas saiba que elas ainda não serão ditas perfeitamente.

Entre 10 e 12 meses quais as primeiras palavras do bebê?

Geralmente é nessa fase que os bebês começam a dizer as primeiras palavras. Aqui eles já conseguem compreender ordens simples como “dá” ou “tchau”. Incentive o seu filho a verbalizar o pedido quando ele quiser alguma coisa, mesmo que ele ainda não saiba como dizer perfeitamente.

1 ano e 6 meses

Entre os 13 e os 18 meses, o bebê consegue pronunciar de 6 a 26 palavras simples. Ele já compreende o significado de várias palavras e aprende a dizer “não” balançando com a cabeça.

Uma boa brincadeira para essa idade é pedir à criança para observar e descrever as partes do corpo ou aquilo que está enxergando. Dance com o seu filho e incentive-o a cantar as músicas que ele gosta.

Primeiras palavras do bebê aos 2 anos

Por volta dos 2 anos, o bebê já é capaz de dizer o primeiro nome. Nessa etapa ele já consegue formar frases simples de duas ou mais palavras curtas e conhece o nome das pessoas próximas.

Você pode reparar que ele possivelmente vai repetir palavras que ouviu outras pessoas falando e vai apontar para objetos ou imagens quando ouve os respectivos sons. Lembre-se de nunca criticar ou corrigir de forma brusca caso o seu filho erre a pronúncia. Incentive-o a falar corretamente com atenção e paciência. 

Embora existam marcos de desenvolvimento da fala, é importante lembrar que cada bebê tem o seu próprio ritmo de aprendizagem e você precisa respeitá-lo. É claro que os estímulos vão ajudar nesse processo, mas nada em excesso.

Brincar junto e falar nomes de objetos é uma boa dica para incentivar a criança a dizer as primeiras palavras
Brincar junto e falar nomes de objetos é uma boa dica para incentivar a criança a dizer as primeiras palavras (Foto: Freepik)

Quando não estimulada, a fala do bebê pode demorar mais tempo para ser desenvolvida. Isso também acontece em casos de deficiência como surdez ou autismo. Nessas condições, é importante entender qual a razão para o nenê não ter desenvolvido a fala por meio de consultas com o pediatra.

Essa é a forma correta de identificar o problema e iniciar um tratamento individual e eficaz para o seu filho. O pediatra pode caminhar junto com você no processo do desenvolvimento da fala da criança.

Como estimular as primeiras palavras do bebê?

A primeira coisa a se pensar é que crescer em um ambiente rico em linguagem é fundamental para estimular a fala do bebê e, consequentemente, o desenvolvimento socioemocional. Isso inclui conversas, músicas, brincadeiras, leituras e interação com outras crianças. 

Sendo assim, dedique um tempo para conversar com o seu bebê todos os dias, gradualmente o nenê vai perceber que essa é uma necessidade e se esforçará para ser compreendido. Ouça-o balbuciar e responda-o com palavras para familiarizá-lo aos sons.

Narre o que você está fazendo enquanto o veste, dá banho e na hora das refeições. Leia histórias para o bebê em voz alta, livros com imagens e cores atrativas ajudam também a promover outras experiências sensoriais importantes para o desenvolvimento da criança.

Durante a brincadeira, deixe que ele use a criatividade e que crie suas próprias histórias. Mostre os objetos e fale o nome de cada um deles. Escute música e estimule-o sempre a ouvir novos sons. Além de se divertirem juntos, seu filho estará mais próximo de dizer as primeiras palavras.

Para marcar uma consulta com o pediatra e neonatologista Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701

Blog Jorge Huberman