Dr. Jorge Huberman

  >  crianças   >  Os benefícios da música para as crianças
Beneficio da música para as crianças

Os benefícios da música para as crianças

Os benefícios da música para as crianças, ou seja, o que a música proporciona para elas, são diversos.

As crianças podem, através do contato com a música, conquistar vários recursos educativos, de muito valor. Elas ficam conhecendo dezenas de estilos de músicas. E também têm uma relação próxima com vários instrumentos musicais.

Ou seja, a linguagem musical oferece para as crianças a oportunidade de conhecer e conquistar outros mundos.

Somente por meio das canções infantis, a criança consegue captar infinitas atividades. E, do mesmo modo, ganham diversos estímulos, apresentam habilidades. A criança também é capaz de se desenvolver ao ponto de saber tocar instrumentos e de aumentar a sua coordenação motora.

Há hoje milhares de vídeos espalhados na internet que confirmam esta situação e mostram crianças tocando com absoluta desenvoltura equipamentos de som como bateria, baixo, guitarra, piano e, claro, cantando.

A música tende a ser o modo mais direto de comunicação emocional, uma parte importante da vida, assim como a linguagem e os próprios gestos.

Qualidades e comportamento, sejam eles quais forem, acompanharão nossos filhos em qualquer caminho que eles determinam para a sua existência.

É importante observar quais músicas as crianças curtem

É por isso que é importante observar logo na sua infância o que influencia as nossas crianças: quais histórias, filmes, desenhos animados, vídeos de forma geral, e quais músicas fazem parte do seu gosto pessoal, do seu cotidiano.  

Para os pais que buscam uma forma de oferecer uma fonte de alegria, bem-estar e realização pessoal para os seus filhos devem apresentá-los o mais breve possível para aprenderem um pouco de música. Esse aprendizado pode ocorrer por meio de canto, dança ou mesmo por instrumentos musicais.  Um pediatra também saberá realizar uma boa orientação nesse sentido.

A música simplesmente pode desenvolver e transformar o comportamento das pessoas, já que há um elo muito grande entre a ela e o progresso cognitivo das crianças e dos adolescentes.

É necessário, somente, que eles queiram embarcar nesse imenso universo, quase infinito.

Como a música pode ajudar as crianças?

Certamente, a música pode ajudar as crianças de diversos modos.

Na autodisciplina, na paciência, sensibilidade. Independente do que elas foram aprender e do método de ensino, será exigido delas uma boa dose de paciência para reiniciar, do começo, sempre que for preciso.

E também claro, algumas horas de dedicação, com muito treino e ensaios.   

Sem dúvida alguma, a música deixa a pessoa sensível para entender detalhes pequenos e a se atentar melhor para o que está acontecendo a sua volta. Isso ocorre porque existe o desenvolvimento de partes do cérebro que os deixam mais sensíveis a detalhes.  

É possível fazer uma imensa lista dos benefícios que a música traz para as crianças. Ela as ensina a cantar e a obter ritmo; incentiva os pequenos a fazerem gestos; melhora o seu modo de falar; expande o seu vocabulário; deixa mais afiadas a sua concentração e atenção; fornece segurança, auto-estima, confiança e apoio emocional à criança.

Do mesmo modo, as aproxima, estabelecendo, assim, uma comunicação muito mais harmoniosa entre elas.

Além disso, faz com que os pequenos melhorem nos estudos, principalmente na matemática. Simplesmente porque a música é pura matemática. E isso envolve o raciocínio lógico, que também ganha um “reforço” por ser exercitado diversas vezes.

Musicalização infantil permite que a criança tenha acesso a outros idiomas

Menino com um violão: música traz benefícios para as crianças

Fora isso, a musicalização infantil também possibilita que a criança tenha acesso a outros idiomas, como o espanhol, inglês, francês, e por aí vai. Isso sem falar também na expressão corporal que acaba sendo desenvolvida.

É bem usual ouvir relatos de que crianças que se envolveram com a aprendizagem musical melhoram de modo intenso tanto o desempenho escolar, como também o comportamento social.

Envolver-se com a música ajuda a reduzir demais sentimentos que acabam sendo ruins como solidão, ansiedade e depressão. E, pelo contrário, traz sentimentos gostosos de experimentar como a paz, a tranquilidade e o bem-estar.  

Sem dúvida, podemos afirmar que criança x música têm uma combinação perfeita, contribuindo, em muitos fatores, para o desenvolvimento delas.  

A música é um elemento primordial na primeira etapa educativa dos pequenos. Através desse universo, eles começam a se expressar de outra maneira e são capazes de integrar-se com seus colegas. E a música ainda ajuda bastante a ter autonomia em suas atividades cotidianas.

Nesta idade, quando pequenas, a música tem o poder não só de lhes encantar, de dar segurança emocional e confiança, porque as crianças se sentem compreendidas ao compartilhar canções, e estão inseridas em um clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.  

Fora que, na etapa de alfabetização, a criança é mais estimulada com a música: por meio das canções infantis, onde as sílabas são rimadas e repetitivas, e acompanhadas de gestos que se faz ao cantar, os pequenos melhoram seu modo de falar e de entender o significado de cada palavra. E desse modo, se alfabetizarão de modo muito mais rápido.