Dr. Jorge Huberman

  >  adolescentes   >  Menstruação: saiba detectar os sinais
Primeira menstruação: saiba identificar os sinais

Menstruação: saiba detectar os sinais

Menstruação: saiba detectar os primeiros sinais! Normalmente, a primeira menstruação ocorre entre os 11 e 13 anos de idade. Porém, pode acontecer também aos 9 ou até os 16 anos.

Todos têm seu próprio “relógio biológico” e o seu é diferente de todas as outras pessoas. Assim, mesmo que você pense que sua menstruação nunca chegará, não se preocupe, ela virá.

Em primeiro lugar, a puberdade é um grande sinal de que sua primeira menstruação está próxima. Outro “alerta”:  desenvolvimento dos seios.

Pode demorar de até 4 anos para que seus seios se desenvolvam, mas a sua menstruação normalmente chega 2 anos depois do início do desenvolvimento do peito.

Outro sinal: crescimento dos pelos pubianos. Logo depois do início da formação dos seios, os pelos podem começar a crescer. A menstruação ocorrerá 1 ou 2 anos depois disso.

Outro sinal de que a 1°menstruação pode estar vindo é a secreção vaginal. Ela é uma indicação de que sua 1°menstruação está próxima.

Neste caso, é bom começar a usar protetores diários para proteger sua calcinha. Sua menstruação deve começar a vir logo

Além dessas mudanças, você também pode perguntar à sua mãe quando a menstruação dela começou. É provável que a sua 1° menstruação comece mais ou menos um ano a partir da idade que a sua mãe teve a sua.

Além disso, é um bom momento para você ter uma conversa com a sua mãe sobre todas as mudanças que estão te ocorrendo e, eventualmente, te perturbando. Ela, certamente, também pode te ajudar a encontrar os produtos certos.

Menarca: os primeiros sinais da menstruação

Menarca é o nome que se dá à 1°mentruação da mulher.

Aos 15 anos de idade, grande parcela das meninas já terá tido sua primeira menstruação. É por isso que essa é a idade considerada limite para o surgimento da menarca.

As meninas que já têm 16 anos e nunca tiveram a menarca têm que ser avaliadas por um ginecologista, para que ele investigue os motivos desse atraso.

A menarca é um dos maiores sinais da puberdade, mas não é o único, nem o mais precoce.

Várias alterações no corpo das meninas podem ser observadas antes da primeira menstruação e servem de alerta para a menarca.

A mesma surge porque os ovários das mulheres produzem hormônios a partir do início da puberdade. A primeira menstruação é uma das diversas alterações que o corpo da mulher sofre por influência hormonal ao longo da adolescência.

O início da menstruação assinala o início da vida fértil da mulher, apesar da menarca não estar necessariamente associada a uma ovulação.

A 1° menstruação pode ocorrer somente por ação do estrogênio sobre o endométrio, que é o tecido que recobre a parede interna do útero.

No entanto, após a menarca, a tendência é que a menina comece a ovular, inicialmente de forma irregular, o que se traduz por ciclos menstruais também irregulares, e, posteriormente, com o passar do tempo, de forma mais regular e previsível.

Sendo assim, depois da primeira menstruação, qualquer atividade sexual sem métodos contraceptivos pode resultar em uma gravidez.

A primeira menstruação é, sem dúvida alguma, uma excelente oportunidade para que os pais conversem sobre métodos anticoncepcionais e levem a menina para uma primeira avaliação do ginecologista. Antes que isso ocorra, é sempre importante conhecer os primeiros sinais da menstruação.

Sem dúvida alguma, o pediatra que a acompanhou durante a vida, também saberá orientar sobre esse assunto!