Dr. Jorge Huberman

Imersão em Israel: uma viagem inesquecível!

Em novembro de 2022, fizemos uma imersão em Israel em uma viagem inesquecível, que durou 8 dias.

A delegação brasileira, composta por 44 profissionais, entre médicos, enfermeiras, advogados e gestores na área da saúde, ficou nas cidades de Tel Aviv e Jerusalém, entre 19 e 28 de novembro.

Essa inesquecível imersão foi idealizada pela IBI-Tech (empresa israelense que conecta o mercado brasileiro ao ambiente empreendedor de Israel) e o Hospital Israelita Albert Einstein.

Conhecemos diversos lugares, entre eles, o Centro Peres, Centro de Inovação de Israel que é o primeiro e único centro de visitantes de seu tipo para a inovação israelense. Este Centro apresenta a história do Estado de Israel, a nação da inovação, em uma jornada fascinante inspirada na visão do falecido ex-presidente e primeiro-ministro israelense, Shimon Peres. 

Trata-se de uma das principais ONGs sem fins lucrativos de Israel, que desenvolve e implementa programas únicos e de ponta em Inovação, Esportes, Cultivo de Liderança e Empreendedorismo, Saúde, Negócios e Meio Ambiente.

Da mesma forma, acompanhamos também a Autoridade em Inovação de Israel, uma agência independente, com financiamento público, criada para fornecer uma variedade de ferramentas práticas e plataformas de financiamento destinadas a abordar de forma eficaz as necessidades dinâmicas e mutáveis ​​dos ecossistemas de inovação locais e internacionais.

Isso inclui empreendedores em estágio inicial, empresas maduras, desenvolvendo novos produtos ou manufaturando processos, grupos acadêmicos que buscam transferir suas ideias para o mercado, corporações globais interessadas em colaborar com a tecnologia israelense, empresas israelenses em busca de novos mercados no exterior e fábricas tradicionais que buscam incorporar tecnologias inovadoras e avançadas.

Imersão em Israel: uma viagem inesquecível!

Continuando nossa imersão por Israel, conhecemos também o Ichilov Tel Aviv Sourasky Medical Center. Esse centro médico foi fundado em 1960, em Tel Aviv, tem mais de 4000 colaboradores e atende residentes de todo o país. Está comprometido em prestar cuidados compassivos por médicos bem treinados e dedicados.

Além disso, também atua como um centro de ensino e pesquisa afiliado. Milhares de funcionários do Centro Médico Tel Aviv Sourasky, incluindo cerca de 1700 médicos, 2.000 enfermeiros e 500 pesquisadores fornecem serviços de saúde de qualidade e serviços de primeira classe para todos os pacientes nacionais e internacionais.

O Ichilov e a rede de complexos de trabalho MIXER estabeleceram um centro de inovação médica e empreendedorismo. O novo complexo foi inaugurado no 16º andar do Centro Weizmann, no campus do hospital, com uma área de cerca de 1.800 metros, e serve de habitat para empresas e empreendedores para a inovação médica em cooperação com os especialistas e a infraestrutura do hospital.

O Ichilov Tech faz a curadoria de parcerias de design com a empresa israelense de ecossistema empreendedor para promover a inovação HealthTech.

E também simplifica a colaboração entre o hospital e a comunidade externa de startups e empresas e orienta professores e funcionários em seu avanço de soluções médicas inovadoras para aplicações bem-sucedidas no mercado.

Parte dos 44 integrantes da delegação brasileira durante visita a Israel
Parte dos 44 integrantes da delegação brasileira durante visita a Israel

Nossa delegação também visitou o Technion, centro de inovações tecnológicas, uma universidade de pesquisa em ciência e tecnologia, que está entre as dez melhores do mundo, dedicada à criação de conhecimento e ao desenvolvimento do capital humano e da liderança, para o avanço do Estado de Israel e de toda a humanidade.

Visitamos também a Clalit, maior e mais avançada organização em Saúde de Israel, assim como a AI Diagnostic Robotics e a Kira Bioconvergence.

Israel: centro de inovação tecnológica

Um lugar muito interessante que conhecemos foi a NanoGhost, uma empresa de biotecnologia que desenvolve uma plataforma de entrega de medicamentos de primeira classe altamente seletiva (Nano-Ghosts/NGs), a partir da membrana celular de células-tronco mesenquimais (MSCs), células com tropismo conhecido para câncer e locais de inflamação.

NGs são nanovesículas equipadas com capacidades inerentes de direcionamento de MSC, capacidade de infiltrar nichos inter e intracelulares, com capacidade de carga versátil e ampla aplicabilidade terapêutica.

Essa tecnologia é baseada em 10 anos de descobertas do laboratório da Prof. Marcelle Machluf, do Technion Institute of Technology, Israel.

O pediatra e neonatologista, Jorge Huberman, durante visita ao Instituto Weizmann
O pediatra e neonatologista, Jorge Huberman, durante visita ao Instituto Weizmann

Estivemos também no Weizmann Institute of Science, uma das principais instituições de pesquisa básica multidisciplinar do mundo nas ciências naturais e exatas e que está localizado em Rehovot, ao sul de Tel Aviv.

Ele foi inicialmente estabelecido como Daniel Sieff Institute em 1934, por Israel e Rebecca Sieff, de Londres, em memória de seu filho, Daniel.

Em 1949, foi renomeado em homenagem ao Dr. Chaim Weizmann, o primeiro presidente do Estado de Israel e fundador do Instituto, que possui uma longa história de investigação e descoberta, enraizada em uma missão de avanço da ciência para o benefício da humanidade.

De forma paralela, educa uma proporção substancial da liderança científica de Israel e promove a alfabetização científica nas escolas e entre o público. Nesse local, vimos uma  apresentação da Computação Quântica que resolverá problemas hoje insolúveis pelos computadores que conhecemos.

A imersão que fizemos tratou do futuro da assistência médica no mundo e as novas tecnologias da medicina. Israel, com sua tecnologia de ponta é considerada hoje como a “nação das medtechs”.

Outras considerações a respeito desta viagem você acompanha no próximo artigo do nosso blog.

Blog Jorge Huberman