Dr. Jorge Huberman

Imersão em Israel: as visitas aos centros médicos

Continuando o artigo anterior, que também aborda nossa viagem a Israel, a nossa delegação conheceu o Sheba Medical Center, um centro médico de excelência, que fornece aos pacientes israelenses e no mundo todo os serviços médicos mais avançados há mais de 70 anos e se orgulha de estar na vanguarda das conquistas em ciência e medicina em Israel.

Essas grandes conquistas ganharam reconhecimento internacional e o Sheba Medical Center foi selecionado por três anos consecutivos pela revista Newsweek como um dos dez melhores hospitais do mundo.

Importante ressaltar que foi assinado nesse hospital uma especial colaboração entre o Sheba e o Hospital Israel Albert Einstein, pelo presidente do hospital, Dr. Sidney Klajner.

Cerimônia de assinatura de acordo entre o Eretz Bio e o Hospital Albert Einstein
Cerimônia de assinatura de acordo entre o Eretz Bio e o Hospital Albert Einstein; Imersão em Israel: as visitas aos centros médicos

Já em Jerusalem, tivemos a oportunidade de conhecer a Jerusalem Venture Partners,  fundada em 1993, sob o famoso programa Yozma pelo Dr. Erel Margalit.

A Jerusalem Venture Partners criou e investiu em mais de 160 empresas em Israel, nos Estados Unidos e na Europa. A estratégia de investimento da JVP é liderada por uma profunda experiência em identificar oportunidades desde o início e transformá-las em líderes globais da indústria.

Por meio do foco temático e forte rede de parceiros estratégicos, busca estar à frente das últimas tendências do mercado e atender às necessidades mais relevantes do mercado.

O modelo exclusivo da Margalit Startup City e sua equipe dedicada garantem a entrega efetiva desse valor agregado diretamente a cada uma das empresas atuais e potenciais do portfólio.

Estivemos também no Ministério da Saúde de Israel, em Jerusalém, onde observamos uma explanação sobre a situação e o status da saúde no estado israelense. Neste ministério, também houve um encontro com o gerente geral do Ministério da Saúde que falou a respeito do Governo, do Sistema de Saúde e de suas coberturas.

Estivemos ainda no Ministério de Inovação, Ciência e Tecnologia, onde estão algumas das maiores prioridades nacionais de P&D de Israel: Bioconvergência, Foodtech, Energias Renováveis, Espaço e Bluetech.

Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento

Já o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Civil (NCCRD) apresentou ao Ministro de Inovação e Ciência de Israel, Orit Farkash Hacohen, suas recomendações para as cinco principais prioridades de P&D de Israel: Bioconvergência (que mescla engenharia e medicina), tecnologia alimentar, energias renováveis e energia armazenamento, indústria espacial civil e bluetech (o mar como recurso nacional).

Ao longo de seu trabalho, o comitê foi apresentado a 14 áreas de P&D, que foram classificadas de acordo com dez critérios – incluindo áreas que devem estar na vanguarda da inovação global na próxima década, áreas nas quais Israel tem uma vantagem relativa e /ou uma necessidade estratégica e tópicos que contribuirão significativamente para manter a liderança científica e de pesquisa de Israel.

O Comitê também recomendou o apoio contínuo do governo para duas áreas previamente identificadas como prioridades nacionais (e que já receberam financiamento inicial): Quantum, AI e ciência de dados.

O Ministério da Inovação, Ciência e Tecnologia promoverá programas nacionais nas áreas selecionadas, abordando aspectos como infraestrutura, regulamentação, investimento em pesquisa, etc.

O fundo de bolsas de pesquisa do Ministério, que distribui 180 milhões de NIS (a moeda local) por ano, dará ênfase significativa às áreas prioritárias nacionais, com programas nacionais a serem estabelecidos nestes segmentos.

Houve ainda, nesta viagem, uma apresentação sobre o único hospital infantil de Israel, Centro Médico Schneider Childrens, também conhecido carinhosamente como Schneider Childrens, que é um centro médico internacional na cidade de Petach Tikva.

Trata-se de um hospital de atendimento altamente especializado, dedicado exclusivamente ao bem-estar de todas as crianças e adolescentes. Este centro é líder em muitas especializações médicas. e lida com crianças de Israel e de outros países, fornecendo serviços médicos de qualidade.

Centro Médico Schneider Childrens: excelência em cardiologia

É um centro de excelência em cardiologia, hematologia-oncologia, imunologia, cirurgia, tratamento de diabetes, visualização em computador e transplante de órgãos internos e medula óssea. O berçário de cuidados especiais é um centro incomparável de carinho e compaixão.

A Schneider Childrens possui várias divisões, entre elas, um centro de hematologia-oncologia, que presta atendimento a crianças com câncer.

Mais de dois terços dos pacientes são curados com tratamento de ponta. Nos últimos dez anos, este departamento conduz o auto e alotransplante de medula óssea, bem como as operações mais difíceis no transplante de medula óssea, mesmo de parentes não sanguíneos.

Por fim, visitamos também a Ourcrowd, maior case de sucesso do país de Venture Capital, que tem bilhões de dólares em investimentos e mais de 250 empresas investidas.

“Sem dúvida alguma, foram 8 dias de intenso trabalho e novidades para mim e para muitos que estavam conosco. Mas foi muito interessante e inovador.

Com certeza, refrescou meu pensamento e minha forma de ver a Saúde, que é a minha área”, afirma o pediatra e neonatologista, Dr.Jorge Huberman.

“Por fim, posso dizer também que a nossa inesquecível expedição por Israel, organizada pela IBI-Tech teve, sem dúvida alguma, muito sucesso. Fiquei bastante surpreendido com tudo o que vi e aprendi nestes oito dias de viagem, que foram intensos”, afirma.
“Foi delicioso conviver com pessoas tão simpáticas, experientes e inteligentes. Levarei essa viagem e o conhecimento dela para o resto da minha vida.
Agradeço a todos vocês!!! Maravilhosos por me suportarem e termino com uma frase de Albert Einstein: ‘Aquele que já não consegue sentir espanto nem surpresa está, por assim dizer, morto; os seus olhos estão apagados’.

Muito obrigado a vocês, Shaul ShashouaMarco Faldini e Daniel Skaba!!!

O pediatra Jorge Huberman e o presidente da IBI-Tech, Shaul Shashoua, durante visita da delegação brasileira a Israel
O pediatra Jorge Huberman e o presidente da IBI-Tech, Shaul Shashoua, durante visita da delegação brasileira a Israel

Blog Jorge Huberman