Dr. Jorge Huberman

  >  bebês   >  Bebê a caminho: como escolher a maternidade certa?
O médico vai te ajudar a encontrar a melhor maternidade para você e para o seu bebê

Bebê a caminho: como escolher a maternidade certa?

Junto com a felicidade de descobrir que você se tornará mãe ou pai, vem também a ansiedade para a chegada do bebê e o desejo de proporcionar tudo de melhor para o seu filho! Em meio a tantas escolhas como, o nome do bebê, a preparação do enxoval e as novas responsabilidades, é aí que entra outra grande dúvida: como escolher a maternidade.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas sobre o que você precisa levar em conta na hora de escolher a maternidade certa para o seu bebê. A infraestrutura da instituição, a qualidade do serviço e o acolhimento são pontos superimportantes que devem ser levados em consideração antes de bater o martelo.

Lembre-se: o obstetra e o pediatra são ótimos profissionais para indicar boas maternidades para você. Consulte-os sempre que tiver qualquer tipo de dúvida relacionada à gestação ou à parentalidade. Confira agora algumas dicas para a escolher a maternidade certa para o bebê:

Conheça a maternidade

Antes de se apaixonar por uma maternidade, é de extrema importância saber se ela está dentro do seu orçamento. Portanto, procure quais são as instituições e os serviços cobertos por seu convênio médico, como os tipos de parto, atendimento em UTI, alimentação, entre outros.

Caso o seu plano de saúde inclua a cobertura obstétrica, ele deve oferecer desde a realização de exames no pré-natal até cuidados no período pós-parto, sem a cobrança de taxas, além de garantir assistência ao bebê durante os primeiros 30 dias de vida após o nascimento.

Caso haja alguma complicação durante o parto, a mãe e o bebê ter apoio intensivo na maternidade
Caso haja alguma complicação durante o parto, a mãe e o bebê ter apoio intensivo na maternidade (Foto: Freepik)

Já na rede pública, a gestante tem direito a realizar todo o pré-natal na Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro. O atendimento inclui pelo menos seis consultas, os ultrassons solicitados pelo médico e todos os outros exames apontados como necessários pelo obstetra.

É fundamental que você conheça presencialmente todas as maternidades disponíveis antes de escolher a certa para você. Visitar as salas onde acontecem o parto, a enfermaria e o berçário, por exemplo, são fatores determinantes para tomar a decisão.

Entenda como as instituições funcionam e aponte vantagens e desvantagens de cada uma. A comparação entre prós e contras é uma ótima forma de excluir as maternidades até encontrar a certa para você e o seu bebê.

Conheça a equipe médica da maternidade

É interessante optar por maternidades que possuem suporte de UTI tanto para adultos quanto para bebês. Caso haja alguma complicação durante o parto, o apoio mais intensivo é necessário para evitar problemas graves na saúde da mãe ou do recém-nascido. Por isso, confira se a maternidade escolhida oferece esse espaço.

Para que você não seja pega desprevenida, é fundamental se certificar de que o hospital tenha uma equipe completa de médicos plantonistas 24 horas, composta por, pelo menos, um obstetra, um neonatologista e um anestesista.

Durante a estadia na maternidade, o suporte e o apoio da equipe médica faz toda a diferença para a mãe e para o bebê! Enfermeiras, neonatologistas, nutricionistas, assistentes de atendimento, fonoaudiólogos e outros profissionais especializados devem estar à disposição para o melhor conforto dos dois.

Escolha uma maternidade que também disponibiliza suporte para além da estadia na instituição. Até o primeiro mês após o nascimento, o bebê deve receber acompanhamento médico e cuidados necessários.

Escute as recomendações para escolher a maternidade

A escolha da maternidade não deve ser feita de última hora
A escolha da maternidade não deve ser feita de última hora (Foto: Freepik)


É sempre bom contar com referências de pessoas de confiança na hora de procurar a maternidade certa para você e para o eu bebê. Escute a opinião de pessoas que já tiveram experiências na maternidade de seu interesse antes de bater o martelo, principalmente se forem de amigos ou familiares.

No entanto, a melhor pessoa que pode te ajudar na hora de escolher a maternidade certa é o seu médico. Ninguém conhece melhor o universo das maternidades do que ele, então confie nas indicações sobre quais instituições podem oferecer a melhor experiência para você e seu filho.

Peça a opinião do obstetra e do pediatra. Escute todas as avaliações sobre os serviços prestados e a equipe médica do local. Pode confiar: você vai se sentir mais segura após receber a orientação do seu médico.

Talvez ele te sugira uma maternidade acreditada – aquela que possui uma certificação de qualidade dos serviços prestados por um ambiente hospitalar. A acreditação é validada de acordo com a qualidade de atendimento aos pais, o trabalho da equipe médica e todas as instalações da instituição.

Em relação à localização, a indicação é escolher a unidade mais próxima de sua casa. Em cidades muito movimentadas, vale fazer e refazer o caminho algumas vezes, em diferentes horários, traçando rotas alternativas para fugir do trânsito.

Mas isso não é regra! Você precisa escolher aquela que mais se sentir confortável e acolhida para dar à luz ao seu filho. O médico que realizará o parto pode te ajudar a escolher a melhor maternidade.

Para marcar uma consulta com o pediatra e neonatologista, Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701.