Dr. Jorge Huberman

  >  bebês   >  Desfralde: quando e como dizer adeus às fraldas do bebê
Saiba como iniciar o processo de desfralde do seu filho

Desfralde: quando e como dizer adeus às fraldas do bebê

Muitos pais, principalmente os de primeira viagem, podem ter dúvidas em relação ao desfralde e quando e como dizer adeus às fraldas do bebê. Muitas vezes pensam que vai demorar muito para o filho crescer, mas acredite: o tempo voa!

É aos poucos que ele entra na transição de bebê para criança – começa a andar, a falar palavras novas, e quando você pisca já está na hora de deixar as fraldas de lado e começar a usar o penico.

O desfralde é uma das fases mais importantes e marcantes da primeira infância. É nela que a criança começa a entender melhor como o corpo funciona e as suas necessidades, além de desenvolver autonomia quando a “natureza chamar”.

No entanto, quem pensa que essa é uma fase fácil se engana. A transição de fralda para o penico e depois do penico para o vaso sanitário é algo novo e totalmente diferente daquilo que o bebê estava acostumado, por isso requer muita paciência e dedicação da  família.

Para quem podia fazer suas necessidades em qualquer lugar a qualquer hora, sabendo que os pais estariam ali para limpá-lo, é um grande desafio precisar ir até o penico, abaixar as calças e se limpar depois. Mas tudo isso é um processo natural e acontece no tempo certo de cada criança.

Nesse momento os pais mais inexperientes se perguntam, o que fazer? Por onde começar? Qual a idade certa para iniciar o desfralde? É uma fase complicada, mas não se preocupe! Algumas dicas vão te ajudar a passar pelo processo da melhor forma.

Lembre-se: O desfralde é uma fase nova para a criança e ela vai demorar para se acostumar. Cada criança é diferente! Consulte o pediatra para te ajudar nessa missão.

Por onde começar?

Uma das principais dúvidas que os pais têm em relação ao desfralde é sobre a hora certa para iniciar o processo, mas isso varia de criança para criança e não adianta tentar antecipar a fase, isso só causará estresse e desapontamentos.

Antes de se preocupar em tirar as fraldas do bebê e colocá-lo no penico, você precisa ficar atento aos sinais. Isso mesmo! Quando a hora certa de iniciar o processo do desfralde está se aproximando, o seu filho começa a dar sinais de que o tempo das fraldas já passou.

Fique atento! Um dos sinais que indicam a hora de iniciar o desfralde é quando o seu filho começa a te avisar que está fazendo xixi ou cocô.

Isso mostra que ele sabe o que são as necessidades e que entende que os pais precisam limpá-lo. Outro sinal é quando a criança demonstra incômodo com a fralda suja, então observe sempre o comportamento dela e veja como reage a essa situação.

Mostre os objetos do banheiro para o seu filho no início do processo de desfralde
Mostre os objetos do banheiro para o seu filho no início do processo de desfralde (Foto: Freepik)

Você também percebe que a hora do desfralde do bebê está chegando quando ele já consegue controlar as fezes e o xixi.

Isso pode ser identificado quando a criança passa a fazer suas necessidades em momentos específicos do dia, e não constantemente. Se a fralda permanecer limpa por um longo período, significa que seu filho já desenvolveu essa habilidade.

A coordenação motora também é um dos grandes fatores que indicam que a fase do desfralde está próxima. Isso porque, para usar o banheiro, a criança precisa se sentar, manter o equilíbrio enquanto faz as necessidades e se limpar, ainda que no começo precise da ajuda dos pais.

Tendo esses domínios, ela se sentirá confortável e pronta para abandonar as fraldas.

Tudo tem seu tempo

Não existe idade certa para iniciar o processo do desfralde do bebê. O dia em que o seu filho finalmente abandonar as fraldas e começar a usar o vaso sanitário vai chegar, acredite. Mas até lá, entenda que cada bebê tem seu próprio tempo e isso acontece de forma natural, a partir do momento em que o ele começar a dar os sinais.

Não tente apressar essa fase. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) indica que antes dos dois anos de idade a criança não tem maturidade suficiente para controlar as necessidades e encarar essa mudança. O período comum do desfralde dos bebês é entre os dois anos e meio e três anos de idade.

Para garantir que esse seja um processo natural e tranquilo, respeite as necessidades do seu filho. Se você insistir antes da hora, vai se estressar à toa e não vai trazer nenhum benefício para seu bebê. Em média, o período de desfralde leva de dois a quatro meses, mas isso varia de criança para criança, então sem pressa!

Nessa fase também é comum que aconteçam acidentes. Como tudo ainda é muito novo para o bebê, ele pode acabar sujando algumas peças de roupa, mas mantenha a calma! Não se estresse quando seu filho não conseguir chegar ao banheiro a tempo.

Nessas horas o pior erro é repreender ou brigar, porque isso pode assustar a criança, prejudicar o processo pode causar problemas por segurar muito o xixi ou até prisão de ventre.

Em contrapartida, comemore quando o seu filho fizer as necessidades no lugar certo. Isso vai deixá-lo feliz e incentivá-lo a continuar fazendo o xixi e o cocô no penico ou vaso sanitário, e não mais na roupa ou na fralda. O abraço e as parabenizações vão ajudar a criança a ser mais confiante.

Como iniciar o processo de desfralde?

Ao perceber os primeiros sinais, você deve iniciar o processo do desfralde ensinando ao seu filho como usar o penico. Comece apresentando o banheiro e os objetos presentes nele como o vaso sanitário e o papel higiênico, mostrando a ele como se sentar, dar descarga e lavar as mãos.

Antes de tirar a fralda de uma vez por todas é importante orientá-lo de forma lenta, gradual e repetitiva, para que ele fixe na memória.

Leve seu filho ao banheiro quando ele sentir vontade de fazer as necessidades, jogue o que tiver no penico dentro do vaso e dê descarga, para que o bebê veja tudo indo embora. Isso deve ser ensinado de forma lúdica e didática, para que a criança entenda o que está fazendo e como deve fazer.

Tenha paciência durante o processo de desfralde e incentive o seu filho
Tenha paciência durante o processo de desfralde e incentive o seu filho (Foto: Freepik)

É fundamental que o seu filho perceba que fazer xixi e cocô no banheiro é importante e natural. Por isso, transforme essa fase em um momento acolhedor para a criança e faça com que ela se sinta apoiada e incentivada pela família.

Converse com o seu filho e diga que ele está crescendo e que já é hora de fazer suas necessidades no penico e não mais na fralda.

Crie uma rotina de visitas ao banheiro durante o dia escolhendo o melhor horário para você e para o seu bebê. Evite sair de casa nos primeiros dias do processo de desfralde para que não ocorram acidentes na rua e esteja sempre atento para responder às perguntas da criança sobre o assunto.

Converse com o pediatra sobre esse momento e escute com atenção todas as orientações que ele der.

Também é válido comunicar a escola para que a criança não fique confusa com o tirar e colocar da fralda. Se isso acontecer, seu filho pode se sentir inseguro e prolongar o processo do desfralde.

Desfralde diurno X desfralde noturno

De acordo com especialistas, o ideal é iniciar o processo de desfralde no período diurno e em seguida partir para o noturno.

Isso porque é mais fácil para o organismo ter controle sobre as necessidades enquanto a criança está acordada do que quando ela está dormindo.

No desfralde diurno, além de ter mais controle sobre as vontades, seu filho pode pedir sua ajuda para ir ao banheiro.

Depois que ele estiver passando o dia inteiro sem usar fraldas, você pode começar a pensar em tirar a fralda noturna. Mas saiba que no período da noite é comum que alguns escapes aconteçam.

De acordo com o pediatra e neonatologista Jorge Huberman, tipicamente a criança consegue controle completo da urina a noite, até os 5 anos de idade. “Até essa idade é normal que ela faça xixi na cama. Após completar 5 anos, é preciso atenção dos pais. O esperado é que a frequência desses casos diminua progressivamente até parar”, explica.

Não brigue com o seu filho! Isso faz parte do processo. Você pode dizer para a criança usar o banheiro antes de ir dormir, para evitar esses acontecimentos noturnos.

Para te ajudar no processo do desfralde e garantir a saúde e higiene do seu filho, consulte o pediatra.

Para marcar uma consulta com o pediatra e neonatologista, Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701.