
Contato com a natureza e a saúde das crianças
A natureza tem um poder extremamente eficiente sobre as crianças! Além de estimular a criatividade e oferecer muito conhecimento sobre o mundo ao seu redor, o contato com o meio-ambiente tem um papel fundamental quando o assunto é saúde e desenvolvimento saudável dos pequenos durante todo o período da infância. E, cá entre nós, é bem melhor ver seu filho curtindo a natureza do que em frente às telas, não é mesmo?
É brincando ao ar livre que eles conseguem explorar o ambiente, aprender sobre o mundo e suas transformações, estimular os sentidos e conhecer novas texturas, cores e cheiros.
Uma criança que se aventura pela natureza faz descobertas, adquire novas habilidades e ganha experiências que serão levadas para a vida toda.
Além das descobertas consigo e com o mundo, brincar ao ar livre também pode possibilitar a formação de vínculos do seu filho com outras crianças.
A infância é a principal fase para criar amizades, e atividades como essas, com certeza, vai ajudá-lo nessa missão tão importante e imprescindível para a formação de um adulto feliz e para o bom convívio em sociedade.
O contato com a natureza garante pontos extremamente positivos e fundamentais relacionados à saúde. Concentração, exercício da memória, fortalecimento do sistema muscular e desenvolvimento do sistema imunológico são alguns dos inúmeros benefícios proporcionados por essa relação tão importante com o meio ambiente.
É muito comum que as crianças adorem brincar ao ar livre e mantenham contato com a natureza. As plantas, o vento, a água corrente e os animais fazem muito bem para elas!
Caso surjam dúvidas em relação a este contato entre o seu filho e o meio-ambiente, o pediatra é o principal aliado para te ajudar e indicar as melhores atividades e passeios para ele.
Covid-19 e o contato com a natureza

Em nota, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) colocou em evidência a importância do contato com ambientes naturais para crianças e adolescentes no cenário de pandemia da Covid-19. O impacto da quarentena e, consequentemente, do isolamento social na saúde física e mental das pessoas é indiscutível, mas a relação com o meio-ambiente pode ajudar a reverter os danos.
Dados de 29 estudos, que contaram com a participação de quase 81 mil jovens ao redor do mundo, concluíram que a quantidade de quadros de depressão e ansiedade durante a pandemia dobraram em comparação aos anos anteriores, após mais de 25% dos entrevistados apresentarem depressão e 20,5%, transtornos de ansiedade. Esse assunto deve ser tratado com atenção e não deve ser deixado de lado.
Uma pesquisa realizada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, apontou que, de acordo com a avaliação dos educadores, crianças entre quatro e cinco anos, apresentaram sinais de déficit no desenvolvimento da expressão oral e corporal no período de suspensão das aulas presenciais.
Contudo, os levantamentos apontaram a interação de crianças e adolescentes com o meio-ambiente, uma saída que pode contribuir profundamente para a recuperação da saúde e bem-estar deles, assim como o aumento das interações sociais e fortalecimento de vínculos, inclusive entre a própria família.
A natureza, quando bem aproveitada, tem papel decisivo para a melhora dessas pessoas.
Sentir a brisa do vento no rosto, tocar a grama, a terra e os animais presentes nela são algumas atividades que estimulam o organismo da criança a desenvolver o sistema imunológico e, se ele ficar mais forte, menores são os riscos de contrair doenças, como gripes e resfriados, por exemplo.
Benefícios do contato com a natureza para a saúde de crianças
O contato com a natureza proporciona relaxamento da mente e do corpo, estimula a curiosidade e a criatividade, além de influenciar positivamente no desenvolvimento corporal, cerebral e emocional da criança.
Aprendizados ao ar livre, sobre o mundo e sobre si mesmo, serão levados ao longo de toda a vida e, com certeza, trarão pontos positivos em diversas áreas.
No quesito saúde, a relação entre crianças e o meio ambiente é fundamental. Se o seu filho tem constante contato com a natureza, ele vai ter um sistema imunológico mais desenvolvido. Ele vai dormir melhor, terá o sistema muscular fortalecido, e possivelmente não enfrentará problemas relacionados à obesidade ou até mesmo hiperatividade.
O manual da SBP pede pelo menos uma hora diária de atividades em contato com a natureza. Um estudo conduzido pelo Barcelona Institute of Global Health, feito com mais de 3.600 europeus, mostrou que adultos que haviam passado menos tempo em meio à natureza, durante a infância, tiveram pior desempenho em testes psicológicos.

Além disso, o grupo que não teve muito contato com o verde na infância, dava menos importância a espaços naturais.
Um estudo realizado pelo Journal of Attention Disorders aponta que caminhar ao ar livre tende a melhorar a concentração, principalmente quando se trata de crianças com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O contato com a natureza, ainda que pouco tempo por dia, mas regular, vai promover o desenvolvimento saudável do seu filho.
O pediatra e neonatologista Jorge Huberman reforça que o contato com a natureza melhora todos os marcos mais importantes de uma infância saudável – imunidade, memória, sono, capacidade de aprendizado, sociabilidade, capacidade física – e contribui significativamente para o bem estar integral das crianças e jovens. “As evidências apontam que os benefícios são mútuos: assim como as crianças e adolescentes precisam da natureza, a natureza precisa das crianças e jovens”, avalia.
Cuidados necessários
Vale lembrar que, para garantir o bem-estar da criança, ela precisa estar devidamente protegida e, por isso, o protetor solar não pode faltar! A exposição ao sol é boa, mas até certo ponto.
Evite sair nos horários de pico solar (das 10 da manhã até às 14 horas) para garantir que o seu filho não sofra com doenças de pele no futuro.
Além disso, a hidratação também é fundamental para que o seu filho aproveite bem o dia, gaste toda energia e curta a natureza.
Uma criança deve beber, em média, 2 litros de água por dia, e quando o assunto é brincar ao ar livre essa questão deve receber atenção maior pelos pais e responsáveis que estarão acompanhando a criança durante o passeio.
Quando o assunto é saúde da criança, o pediatra é o seu principal aliado para te ajudar na missão de proporcionar o crescimento e desenvolvimento correto do seu filho. Vá a consultas regularmente e escute as indicações sobre os cuidados com as crianças em meio a natureza.
Para marcar uma consulta com o pediatra e neonatologista Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701.