Dr. Jorge Huberman

Como os jogos estimulam o desenvolvimento infantil?

Como os jogos estimulam o desenvolvimento infantil é uma pergunta que os pais sempre fazem. A resposta, no entanto, é simples: os jogos têm um papel muito importante no desenvolvimento infantil em diversas áreas, principalmente na socialização e nas habilidades motoras.

Em primeiro lugar, na cognição, os jogos ajudam a desenvolver diversas habilidades cognitivas como, por exemplo, a atenção, memória, raciocínio, resolução de problemas e também a tomada de decisões.

Por exemplo, jogos que envolvem a identificação de padrões, quebra-cabeças jogos de estratégia e jogos de palavras podem ajudar as crianças a desenvolver essas habilidades.

As habilidades motoras das crianças podem ser desenvolvidas por meio de jogos que envolvem movimento físico. Entre essas atividades estão os jogos com bola, com dança, e também de simulação de esportes que pode ajudar os pequenos a desenvolverem diversas habilidades.

Por exemplo ao participar de uma corrida entre seus colegas, a criança pode perceber como ela consegue se tornar mais ágil. Ao jogar futebol, ela entende que pode desenvolver habilidades como o drible, chute no gol, entre outros.

Por incrível que pareça a socialização também ajuda muito nossos pequenos em seu desenvolvimento. Jogos que envolvem outras crianças auxiliam nossos filhos a desenvolverem habilidades sociais, como comunicação, colaboração e também a empatia.

Jogos cooperativos, de tabuleiro e disputas entre equipes são alguns dos exemplos que podem ajudar as crianças no desenvolvimento dessas habilidades.

Um fator que ajuda muito também é o uso da criatividade, ou seja, as crianças participam de jogos que envolvem criação e imaginação podendo auxiliar no desenvolvimento de habilidades criativas, com pensamento divergente, e também abusando da originalidade de cada criança.

Jogos de criação de histórias, jogos de artes, e jogos que envolvem construção são exemplos de jogos que também podem ajudar as crianças a desenvolver algumas aptidões.

Crianças brincam na sala de casa: jogos estimulam o desenvolvimento infantil
Crianças brincam na sala de casa: jogos estimulam o desenvolvimento infantil

Como os jogos estimulam o desenvolvimento infantil? Desafios e fracassos fazem parte do processo

Os jogos que envolvem desafios e fracassos ajudam as crianças a desenvolver tanto a persistência, como também a resiliência! Estamos falando de atividades que possuem níveis crescentes de dificuldade ou que requerem sucessivas tentativas para se alcançar um objetivo, desenvolvendo assim a lógica e o raciocínio dos pequenos.

Uma alternativa muito interessante para as crianças é o aprendizado lúdico. Trata-se de jogos educacionais que fazem com que as crianças aprendam brincando de uma maneira lúdica e divertida, tornando o aprendizado muito mais atraente, envolvente e marcante.

Sem dúvida alguma, podemos afirmar que os jogos ajudam a estimular o desenvolvimento infantil em diversas áreas, desde as habilidades cognitivas até as habilidades sociais e motoras.

Contudo, cabe lembrar que nem todos os jogos são criados de formas iguais e que é muito importante optar por jogos que sejam apropriados tanto para aquela faixa etária da criança, como também que seja atrativo e é interessante para ela.

Da mesma forma, os pais têm que garantir um certo equilíbrio entre todos esses jogos e o convívio social das crianças, principalmente passando boa parte do seu tempo ao ar livre, algo fundamental também para o seu desenvolvimento e crescimento.

Em paralelo a isso, é sempre interessante ter algum adulto supervisionando essas atividades para que nada saia do controle, como brigas entre as crianças, brincadeiras exageradas, entre outros.

Certamente, também, os jogos ajudam a estimular o desenvolvimento infantil de vários modos.

“Os jogos podem auxiliar a combater a hiperatividade e outros problemas como déficit de atenção. Afinal, os jogadores ficam concentrados no que têm que fazer para alcançar o objetivo e muitos nem param até conseguirem”, explica o pediatra Jorge Huberman. “Com isso, é possível ensinar a criança os benefícios de fazer alguma atividade com o devido foco”, ensina o neonatologista.

Criança brinca na brinquedoteca do Instituto Saúde Plena, Em Moema
Criança brinca na brinquedoteca do Instituto Saúde Plena, em Moema, onde o Dr.Jorge Huberman tem consultório

Jogos ajudam no desenvolvimento emocional

Atuar no desenvolvimento emocional das crianças também é um dos pontos centrais dessas atividades. Alguns jogos ajudam as crianças a aprender a lidar com questões que serão muito importantes no futuro, principalmente na adolescência e na vida adulta, com sentimentos muito relevantes, como frustração, raiva, tristeza e por que não, bastante alegria.

Afinal, quantas vezes já não vimos crianças muito felizes após vencerem uma partida de futebol, de basquete ou mesmo quando estão somente brincando entre si.

Esse tipo de brincadeira também ajuda muito as crianças a desenvolverem a empatia e a capacidade de trabalhar em equipe e essencialmente, a autoestima.

Da mesma forma, também são muito importantes os jogos que ajudam as crianças a desenvolver habilidades que farão toda a diferença em seu futuro como a comunicação, a negociação, o respeito mútuo e a cooperação.

Esse tipo de situação também ajuda as crianças a desenvolverem a capacidade de liderança e a resolução de problemas e conflitos. Certamente são questões que eles enfrentarão quando forem adultos.

Os jogos não devem ser a única forma de estimular o desenvolvimento infantil, e precisam ser usados em conjunto com outras atividades, como leitura, brincadeiras ao ar livre e interação.

Em resumo, os jogos podem ser uma excelente ferramenta para estimular o desenvolvimento infantil, fornecendo oportunidades para as crianças aprenderem, explorarem, experimentarem e interagirem com o mundo ao seu redor de maneiras divertidas e engajadoras.

Para marcar uma consulta com o neonatologista e pediatra, Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701.

Blog Jorge Huberman