Dr. Jorge Huberman

  >  Novidades   >  Gravidez   >  Como cuidar da pele durante a gravidez?
pele durante a gravidez

Como cuidar da pele durante a gravidez?

Como cuidar da pele durante a gravidez é uma das perguntas mais comuns quando tratamos dos desejos das futuras mamães. Isso porque a gestação, uma das fases mais relevantes da vida de uma mulher, traz tantas alegrias quanto transformações.

Essas alterações podem variar desde o aumento ou diminuição da oleosidade, até o aparecimento de manchas. Mas, não se preocupe: todas elas são normais.

Afinal, a pele é o maior órgão do corpo humano e acaba mudando, acompanhando o organismo e sentindo essas mudanças de maneira geral, desde as hormonais, às de rotina e humor.

Entre essas manifestações que são relacionadas ao período de gestação, três delas merecem atenção especial para saber como cuidar da pele durante a gravidez, por serem as mais comuns. Trata-se do melasma, da sensibilidade excessiva e das estrias.

O mesmo é caracterizado por manchas, alguns tons mais escuros do que o da sua pele, geralmente aparecem no rosto e geram incômodo em quem o desenvolve.

Ele surge principalmente por conta do grande estímulo de pigmentação que ocorre durante a gravidez. Isso pode ficar explícito também com a alteração da cor da linha no centro da barriga, aréola mamária e outras regiões.

Sobre a sensibilidade

Aumentando a tendência de ter coceiras e vermelhidão, a pele das futuras mamães ficam mais sensíveis, devido a alterações ou ao aumento dos vasos sanguíneos. Durante a gravidez, irritações podem se tornar comuns e por isso todo cuidado é fundamental, como, por exemplo, o uso de sabonetes neutros e de hidratantes, diariamente.

Sobre as estrias

Outra alteração costumeira é o aparecimento desses sinais em diversos locais do corpo, seja no abdômen, pernas ou nádegas. Essas marquinhas desagradáveis à maioria das gestantes, nada mais são do que o rompimento das fibras da pele, que geram uma cicatriz: as estrias. 

Por que esses problemas aparecem durante a gravidez? Como cuidar da pele durante a gravidez?

Cuidar da pele durante a gravidez
Cuidar da pele durante a gravidez depende de uma rotina e do conhecimento sobre a sua própria pele. (Foto: Freepik)

A gravidez é um momento especial, em que o corpo da mulher passa por diversas mudanças, sobretudo hormonais e emocionais.

Para entender como cuidar da pele durante a gravidez é preciso ter em mente que essas mudanças sensibilizam a mamãe de várias formas, gerando uma propensão maior a reter líquidos, ter alterações de alimentação, peso e surgimento de alergias.

Alguns acontecimentos têm origem exclusivamente hormonal e genética, como é o caso do melasma, que surge devido ao aumento do estímulo na produção de hormônios que fortalecem a pigmentação, e das estrias, que podem ser puramente hereditárias, por exemplo.

Tão importante quanto o acompanhamento de um profissional de confiança, como o pediatra do seu futuro bebê, por exemplo, é a observação dos produtos, hábitos e procedimentos que você possui para cuidar da pele durante a gravidez.

Segundo o pediatra Jorge Huberman, é importante observar se as maquiagens e filtros solares que você usa deixam sua pele oleosa, capriche na limpeza de pele, abuse da hidratação em todo o corpo e, claro, vá ao médico para solicitar um suplemento vitamínico.

É importante também manter os hábitos mais saudáveis do que nunca. Não esqueça o protetor solar, mesmo quando for ficar em casa. Se alimente bem, sem esquecer que quantidade não é qualidade. 

Pratique exercícios que são seguros para o seu corpo, como caminhadas, alongamentos, pilates ou hidroginástica; cuide bem da sua rotina de sono e lazer, além de beber bastante água!

A hidratação é um fator decisivo quando pensamos no melasma ou nas estrias, pois ela colabora com a criação de barreiras íntegras na pele, o que evita o estiramento delas e, consequentemente, o aparecimento de cicatrizes e o surgimento de manchas.

Como evitar manchas na pele durante a gestação? Do rosto ao corpo: como cuidar da pele durante a gravidez?

As manchas na pele durante a gestação são provocadas pelo grande aumento dos hormônios femininos e acabam sendo mantidas pelo calor, luz solar e pela falta de cuidado.

É importante evitar o contato direto com o sol durante a gravidez. Principalmente quando ele está muito forte, abuse do filtro solar. Outros cuidados recomendados são o uso de bonés, sombrinhas, chapéus e outros adereços que podem auxiliar na prevenção do surgimento das manchas nesse período.

Assim como em qualquer fase da vida, cuidar da pele na gravidez depende de uma rotina e do conhecimento sobre a sua própria pele. Quando você entende quais são os produtos ideais para o seu tipo de pele, fica bem mais fácil de seguir estes passos para manter a pele do rosto impecável durante a gestação.

Limpar: essa é a base para qualquer pele saudável. Especialistas recomendam que o rosto seja lavado de 1 a 2 vezes ao dia, especialmente à noite. Utilize sabonetes neutros e próprios para a face e fuja dos sabonetes comuns, pois podem ser agressivos demais para o seu rosto.

Tratar: identificando as questões da sua pele, você pode optar por tônicos ou outros tratamentos que potencializam a qualidade dela.

Para manter a face saudável, viçosa e lisinha na gravidez, prevenindo o envelhecimento precoce, minimizando a acne e a oleosidade excessiva ou até diminuindo manchas, aposte em ativos mais suaves que não agridam a pele. Não deixe o protetor solar de lado em hipótese alguma.

Cuidados com a hidratação! Quais produtos não usar para cuidar da pele durante a gravidez?

Mulheres grávidas devem ter cuidado redobrado com a hidratação, principalmente para a prevenção de estrias.
Mulheres grávidas devem ter cuidado redobrado com a hidratação, principalmente para a prevenção de estrias. (Foto: Freepik)

Hidratar: pense na hidratação de dentro para fora. Beba bastante água e invista em cremes e loções hidratantes que sejam indicados para o seu tipo de pele, claro. Comece o dia aplicando esses produtos logo após lavar seu rosto, e faça o mesmo antes de dormir.

Para o corpo, o ponto principal é manter a pele hidratada. Tome cuidado redobrado com a hidratação, principalmente quando se trata da prevenção de estrias na barriga, pernas, quadris, nádegas e mamas – afinal, essas partes normalmente crescem mais nessa fase.

Abaixo, algumas dicas de quais produtos podem ou não ser usados, para entendermos melhor como cuidar da pele durante a gravidez.

  • Evite esfoliantes e outros recursos que contenham ácidos, principalmente o ácido salicílico e retinóico. Eles promovem a descamação para renovar as células do rosto e, por isso, podem causar problemas;
  • Cuidado com as máscaras calmantes, descongestionantes ou secativas, pois elas podem ter substâncias que não são recomendadas para o bebê;
  • Fuja de despigmentantes;
  • Não utilize hidratantes à base de ureia, pois ela aumenta a penetração de outros ativos na pele, podendo trazer riscos à grávida e ao bebê;
  • Esteja atenta ao sol, mesmo com a aplicação de protetor solar; em alguns casos a má utilização desse recurso acaba prejudicando e até ampliando manchas.
Quais produtos usar para cuidar da pele durante a gravidez?
  • Na hidratação, aposte em fatores que ajudam na preservação e na ampliação do colágeno: utilize água termal, manteiga de karité, glicerina, óleo de amêndoas e óleos minerais;
  • Sim, você pode utilizar ácido hialurônico para cuidar da pele durante a gravidez!
  • Para tratamento anti-idade e anti-acne: recomenda-se produtos à base de zinco, antioxidantes, vitaminas C e E;
  • Para a proteção solar: prefira filtros solares físicos à sprays, com FPS acima de 50 e de amplo espectro.

Para marcar uma consulta com o pediatra e neonatologista, Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701.