Dr. Jorge Huberman

  >  crianças   >  Dicas para criar um cantinho de estudos para crianças!
Imagine como um cantinho de estudos deve ser, pensando no que atrapalha ou melhora o rendimento das crianças e procure por referências

Dicas para criar um cantinho de estudos para crianças!

Pensando na necessidade e importância de ter um espaço dedicado aos estudos para as crianças, separamos alguns tópicos e dicas para te ajudar a criar o cantinho de estudos perfeito. Então, saiba mais sobre as dicas para criar um cantinho de estudos para crianças!

Criar um ambiente de estudos adequado pode interferir diretamente no aprendizado e desenvolvimento dos estudos das crianças, e embora pareça complicado, esse espaço precisa apenas de cuidados básicos que os responsáveis podem providenciar!

Cuidados com a iluminação, cores, móveis, equipamentos e decoração, precisam estar alinhados a fim de priorizar o conforto e a tranquilidade dos pequenos no ambiente de estudos.

Não existe uma fórmula secreta, afinal cada um tem seus gostos, possibilidades e preferências, para organizar um espaço. Porém é possível adaptar locais seguindo alguns conselhos que, no geral, funcionam bem para cantinhos de estudo.

Antes de tudo imagine como um cantinho de estudos deve ser para o seu filho, pensando no que pode atrapalhar ou melhorar o rendimento dele, e procure por referências antes de decidir aspectos como as cores, equipamentos e móveis que irá usar. Essa é a dica número 1.

Para o pediatra Jorge Huberman, a pandemia as aulas on-line nos ensinaram que esse cantinho para as crianças é muito importante. “Para personalizar ainda mais e garantir que esse ambiente seja utilizado de um jeito super legal para a criança, é fazer ela mesma participar do processo de construção desse espaço, dando possibilidade de escolha e personalização, para tudo ficar do jeitinho que ela mais gosta”, garante.

Qual é o cantinho de estudos ideal?

O cantinho de estudos ideal é o que for adequado para proporcionar a concentração necessária e ajudar o seu filho a se dedicar ao conteúdo que ele precisa estudar e aprender.

É por isso que uma boa iluminação, silêncio e comodidade são pré-requisitos fundamentais, para que o tempo que a criança passa lá não seja desagradável e acabe atrapalhando a compreensão dos assuntos.

Para criar o cantinho de estudos ideal é importante fazer pequenas adaptações no local que mais combina com essas características, para tornar esse ambiente de estudos mais agradável.

Um ambiente bagunçado e sujo atrapalha a concentração também, por isso, é essencial que esse espaço esteja sempre limpo e organizado
Um ambiente bagunçado e sujo atrapalha a concentração também, por isso, é essencial que esse espaço esteja sempre limpo e organizado (Foto: Freepik)

Como deve ser o cantinho de estudo?

Perfeito para concentração

Seja um cômodo desocupado, um espaço na sala de estar ou mesmo um local compartilhado, qualquer lugar pode ser um bom cantinho de estudos, desde que seja ventilado, silencioso e possua os equipamentos necessários.

Opte por um lugar que não seja quente ou frio demais, nem escuro ou barulhento. Assim a qualidade do estudo dos pequenos não será comprometida por estarem desconfortáveis ou desconcentrados.

Longe de distrações

Durante a rotina de estudos é importante mantê-los afastados de objetos que possam distraí-los, como televisão, brinquedos, jogos, aparelhos como celulares ou videogames e outros equipamentos que não serão úteis nessa hora.

Caso não seja possível se livrar desses artefatos, se o cantinho de estudos fica na sala, por exemplo, toda a família deve respeitar esse momento e não fazer uso dos equipamentos, como a televisão, para que eles possam manter os olhos nos cadernos.

Silencioso

Cuidar para ter um ambiente silencioso é primordial para um cantinho de estudos. Aparelhos eletrônicos, notificações de celular, música alta, são coisas que atrapalham e muito os pequenos na hora de se concentrarem e manterem a linha de raciocínio e aprendizado.

Organização e limpeza em primeiro lugar

Um ambiente bagunçado e sujo atrapalha a concentração também, por isso, é essencial que esse espaço esteja sempre limpo e organizado para que a mente das crianças trabalhe com mais organização, criatividade e tranquilidade.

Decorar o cantinho de estudos também é importante para manter a criatividade e a concentração
Decorar o cantinho de estudos também é importante para manter a criatividade e a concentração (Foto: Freepik)

Não deixe que muitos livros, materiais ou cadernos fiquem espalhados pela mesa, auxiliando-os na organização. Não permita que misturem objetos de estudo com outros que podem distraí-los e não tem função nenhuma naquele ambiente e cuide para que os materiais virtuais também estejam bem-organizados e à disposição.

Aliás, falando em organização, esse tema não é só relevante para a mesa do cantinho de estudos, mas para a sua rotina de aprendizado no geral. Ter uma programação ou um horário certo para que eles criem o hábito de estudar diariamente é primordial!

Tenha pré-estabelecido um cronograma com as pausas e matérias que serão estudadas, determine e cumpra horários e siga listas, pois elas podem te ajudar e muito na programação e desenvolvimento do aprendizado dos seus filhos.

E, finalmente, a hora de comer não é a hora dos estudos. Se necessário, faça pausas também para um lanchinho porque nenhuma criança consegue se concentrar e render estando com fome.

Por que é importante ter um cantinho de estudos?

Estudar na cama, no sofá da sala ou no escuro, segundo pediatras, é improdutivo e além de prejudicar a concentração, a saúde dos olhos e da estrutura da criança. Pode forçar a vista e manter uma postura errada por muito tempo, além de atrapalhar no processo de memorização.

Um cantinho de estudos limpo, organizado, pelo contrário, garante motivação, as incentiva a continuarem estudando e otimiza o tempo por vários motivos.

Nesse cantinho de estudos devem estar disponíveis apenas os materiais necessários, ou seja, os cadernos da lição do dia, os livros, canetas, post its, marcadores e tudo o que eles precisam para executar as tarefas daquele dia. Todos os demais devem estar guardados.

Mais dicas de como organizar o cantinho de estudos para os seus filhos!

Escolha os móveis corretamente: a mobília tem um papel importantíssimo na criação do cantinho de estudos e a recomendação é que quanto menos móveis, melhor.

Um espaço mais vazio, com poucos objetos e somente móveis suficientes para a organização, significa menos distrações. Analise o que é realmente necessário, normalmente trata-se de uma mesa ou escrivaninha, uma cadeira confortável e, no máximo, um armário ou prateleiras para guardar os materiais de estudo.

O armário pode guardar os materiais, como livros, cadernos, pastas, estojos e resumos de matérias, para que não fiquem espalhados e perdidos pela casa.

Prefira cores claras: na hora de pintar e decorar esse cantinho de estudos, você deve priorizar cores claras e tons relaxantes, como o branco, bege, verde e azul, por exemplo. Segundo os pediatras, essas são cores que ajudam no bem-estar e na concentração e ainda diminuem a ansiedade e estresse das crianças.

Não poupe na iluminação: a iluminação do cantinho de estudos é de fundamental importância para o bom desenvolvimento do aprendizado dos pequenos. Amplia a concentração e é bem mais saudável para os olhos. Se for preciso, invista em uma luminária para ficar sobre a mesa, além da luz no teto ou janelas. Em contrapartida, cuidados com o exagero, excesso de luz também atrapalha.

Fique atento à ventilação: de preferência ventilação natural, o cantinho de estudos deve contar com alguma passagem de ar e da luz do sol, sem excesso.  Tudo para que o ambiente fique mais fresco e confortável para as crianças não enjoarem ou se irritarem com o espaço.

Deixe o espaço com a sua cara: decorar o cantinho de estudos também é importante para manter a criatividade e a concentração dos seus filhos. Opte por quadros de aviso, post its coloridos, fotos dos amiguinhos e familiares, recados e enfeites que proporcionem tranquilidade. Peça a opinião deles na hora das escolhas. Eles vão adorar participar!

Para marcar uma consulta com o pediatra e neonatologista Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701.