Dr. Jorge Huberman

 15 atividades natalinas para fazer com os filhos

A época mais mágica do ano está chegando! Isso porque é no Natal que as crianças podem, mais do que nunca, soltar a imaginação e viver em meio à fantasia. Com luzes e enfeites trazendo uma atmosfera única, veja agora 15 ideias de atividades natalinas para fazer com os filhos. 

Querendo ou não, no fundo, a gente sabe que a maior expectativa das crianças no Natal é abrir os presentes. Porém, você pode mostrar que a magia da data está muito além disso: também significa se divertir em família e passar bons momentos juntos.

O pediatra e neonatologista, Jorge Huberman, explica que o importante nesse momento e nessa data é a união familiar, onde as desavenças devem ser deixadas para trás. “A família é um bem que deve ser sempre preservado”, reflete.

O pediatra e neonatalogista, Dr.Jorge Huberman, em seu consultório, no Instituto Saúde Plena fala sobre atividades natalinas
O pediatra e neonatalogista, Jorge Huberman, em seu consultório, no Instituto Saúde Plena fala sobre atividades natalinas (Foto: Kesher Conteúdo/Divulgação)

Para te ajudar nessa missão, separamos uma lista com 15 ideias de atividades natalinas para fazer com seus filhos. Confira! 

Árvore de Natal

É costume decorar a casa para o Natal quando chega dezembro. Sendo assim, envolver as crianças nesse processo é uma ótima forma de aproximá-las ainda mais da magia desta época do ano. A árvore é um dos símbolos principais e, por isso, montá-la em família torna tudo ainda mais especial. 

Pegue a árvore, separe os enfeites e chame as crianças. Nesse momento a família toda se ajuda e se diverte!

Cartões de Natal 

Criatividade em ação! Nada melhor do que demonstrar carinho e afeto do que um presente especial feito a mão. Além disso, ele estimula a imaginação e habilidades artísticas da criança. 

Para isso, você pode montar uma oficina dentro de casa: deixe cartolinas, lápis de cor, glitter, canetinhas, tinta, cola, lantejoulas, adesivos e outros materiais que possam ser usados para decorar o cartão, e os coloque à disposição da criança. Claro, tudo sempre com muita atenção e cuidado.

Durante o processo de criação, além de desenhos, você pode incentivá-la a escrever uma mensagem especial de Natal para algum amigo ou familiar. Assim, a criança também prática a escrita. 

Cartinha para o Papai Noel 

Em ritmo de cartões de Natal, o principal deles não pode faltar. É tradição escrever a famosa cartinha para o Papai Noel pedindo os presentes que deseja ganhar no final do ano. Além de envolver a criança no espírito natalino, a cartinha serve como dica para os pais sobre o que dar de presente para o filho – quando o pedido não é mirabolante. 

Você ainda pode estimular as crianças a pensar além dos presentes materiais. Incentive-as a desejarem aquilo que mais valorizamos durante as festas como: paz, amor, saúde, esperança e carinho. 

Fazer biscoitos é uma ideia de atividades natalinas

Os biscoitos decorados são clássicos no dia do Natal. Além de serem fáceis de fazer e ficarem deliciosos, também ajudam a enfeitar a mesa e a compor o clima natalino, já que podem ter formato de árvore de Natal e presentes, por exemplo. 

Para facilitar o processo, uma ideia é já deixar a massa do biscoito preparada antes de chamar as crianças. A parte mais divertida para os seus filhos será a decoração! 

Então, prepare vários condimentos coloridos como glacê, granulado, açúcar, e deixe as crianças criarem! Além disso, faz parte da tradição colocar um copo de leite e biscoitos para o Papai Noel lanchar durante sua viagem de entrega dos presentes. 

Guirlanda de papel

As guirlandas, redondas e floridas, são um símbolo do Natal. Você pode fazer com as crianças alguns modelos para decorar as portas de casa. Para isso, solte a imaginação e crie com utensílios de papelaria e reaproveite objetos.

Ver filmes está entre as divertidas atividades de Natal

Para entrar no clima de Natal você não precisa esperar o dia 25 de dezembro chegar. A semana anterior pode ter uma programação especial. Já pensou em incluir filmes natalinos no cronograma?

Além de distrair as crianças enquanto os adultos terminam os preparativos para o grande dia, os filmes vão inserir o seu filho, mais ainda, no clima natalino. Tudo isso melhora se o ambiente estiver de acordo com o tema, então decore a casa e ajude a tornar essa experiência ainda mais interessante!

Boneco de meia

Uma ideia divertida que ainda dá utilidade para os pares de meias perdidas!  Tudo que você precisa é: uma meia branca, um pouco de arroz, um elástico ou cordão, cola, um marcador e alguns botões para decorar. 

Coloque o arroz dentro da meia, molde-a para que se pareça com um boneco de neve, amarre com o cordão e decore com os botões e outros objetos que desejar! Além de uma linda decoração, as crianças podem brincar com ele também. 

Mímica de Natal

Divida a família em dois grupos. Em uma caixa, coloque palavras que se refiram ao Natal, como presépio, Jesus, Papai Noel, árvore de Natal e peça para que um representante de cada grupo retire um papel. 

A mímica deve ser feita conforme o que estava escrito e o outro grupo deve tentar adivinhar. Determine um tempo limite para as tentativas. Ganha o time que estiver com mais pontos, ou seja, aquele que acertar mais. 

Personagens no rolo de papel higiênico

Use o rolo do papel higiênico como corpo dos personagens natalinos e decore! Você pode fazer o Papai Noel, Bonecos de Neve, árvores de Natal e o que mais tiver criatividade. Solte a imaginação e decore como preferir. 

Nariz na rena

Na versão de Natal, as crianças devem colocar o nariz vermelho na rena. Para fazer a personagem, você pode imprimir desenhos prontos na internet. Para o nariz, molde um papel cartão vermelho em um formato redondo ou faça um pompom de lã. 

Monte uma oficina e solte a imaginação para fazer atividades natalinas com os filhos
Monte uma oficina e solte a imaginação para fazer atividades natalinas com os filhos (Foto: Freepik)

Papai Noel mandou

Versão natalina de “O Mestre mandou”. Ao invés do mestre, será o Papai Noel quem ordenará as tarefas das crianças. O último a cumpri-las perde.

Guerra de balão de água

Nos países em que o Natal acontece durante o inverno, o costume é fazer guerra de bolas de neve. Aqui no Brasil a situação é outra: verão. E nada melhor do que refrescar e divertir as crianças do que uma guerra de balões de água.

Para entrar no clima de Natal, as bexigas podem ser vermelhas e verdes. Divida as crianças em grupo ou faça a brincadeira de forma individual. O jogo acaba quando todos os balões forem estourados. 

Jogo da memória de Natal

Em uma mesa, coloque vários itens que remetam ao natal, como enfeites da árvore e decorações natalinas. Chame as crianças e peça para elas olharem bem cada objeto ali presente.

Em seguida, longe das crianças, retire um dos objetos. Depois, pergunte qual item está faltando. Quem acertar, ganha a brincadeira. 

Show de talentos é uma das atividades natalinas

Que tal uma apresentação especial de Natal? Enquanto a ceia não fica pronta, uma ótima forma de cativar a atenção das crianças e de toda a família é fazer um show de talentos. 

Essa apresentação pode ser preparada antes pelas crianças ou pode ser feita no improviso. Os números podem ser de canto, dança, atuação ou aquilo que os seus filhos quiserem mostrar. 

Para compor o show, o figurino também entra na lista! Fantasias natalinas, customizadas ou não, impulsionam as crianças a entrarem ainda mais no clima natalino.  

Decorar a árvore de Natal é o primeiro passo para entrar no clima natalino
Decorar a árvore de Natal é o primeiro passo para entrar no clima natalino (Foto: Freepik)

Caça ao tesouro

Abrir os presentes é legal, mas que tal um desafio antes disso? O caça ao tesouro é uma das brincadeiras preferidas das crianças, que envolvem trabalho em equipe, e ajudam a desenvolver várias habilidades!

Para começar, esconda os presentes em um lugar em que elas jamais imaginariam (embaixo da árvore de Natal não conta). Depois, espalhe pistas pela casa que façam com que os seus filhos sigam o caminho certo até o tesouro. As pistas podem ser feitas em charadas, pague um mico ou responda à pergunta corretamente. 

Para marcar uma consulta com o pediatra e neonatologista Dr. Jorge Huberman, ligue para (11) 2384-9701

Blog Jorge Huberman